Rafael Da Silva PEC

Objetivo é integrar os câmpus e concretizar a resolução do Conselho Universitário da UEM sobre política cultural

O Pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael Da Silva, a Diretoria de Extensão (DEX) e a Diretoria de Cultura (DCU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começou ontem (27) um circuito de discussões com os representantes regionais para abordar a curricularização da extensão e ações culturais e sua implementação. O objetivo é integrar todos câmpus regionais à sede e concretizar a resolução do Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre a política cultural, que inclui novas e atividades. “Como os câmpus são parte da mesma instituição, o circuito tem início com eles, especialmente por estarem mais distantes” afirmou o pró-reitor.

A curricularização da extensão é um processo de inclusão de atividades no currículo dos cursos de graduação. A legislação prevê a implantação de 10% da carga horária dos cursos superiores em projetos de extensão com a oferta de inúmeros projetos e ações que poderão beneficiar a comunidade local e regional.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Da Silva afirmou: “estamos iniciando por Ivaiporã e nos meses de março e abril nos câmpus restantes, no caso da curricularização da extensão vai ser iniciado um diálogo com todos os docentes visando justamente, dirimir dúvidas e construir entendimentos coletivos, porque cada curso, cada regional tem certas especificidades”.

Da Silva comentou que antes mesmo da viagem as regionais foram feitas várias reuniões, debates e um estudo interno debruçando sobre os temas, e na semana passada foi feita uma última com a Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) , justamente para consolidar entendimentos mínimos coletivos para que pudesse ser levado algo sólido para os câmpus.

Em relação à política cultural Da Silva acredita que a proposta é “apresentar um conjunto de possibilidades, de intenções e também contar com os câmpus nessa construção, já que também é fundamental essa parceria com eles, diretores dos câmpus e professores, porque também queremos valorizar o trabalho deles, não apenas levar atrações culturais da sede. A instituição quer encorajar nos câmpus, na comunidade universitária, novos talentos e novas apresentações. Pretendemos também estimular as comunidades das regionais, nos municípios e vizinhança para que eles vejam na UEM esse fomentador de ações culturais”.

Calendário de visitação da PEC aos câmpus regionais:

13/03 – Cianorte

27/03 – Goioerê

10/04 – Umuarama

24/04 – Cidade Gaúcha

Câmpus regionais: A UEM é uma universidade com características regionais e está presente, praticamente, em todas as regiões do Paraná, com ações ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Consolida sua abrangência por intermédio do câmpus sede, em Maringá, e de seis câmpus regionais, instalados nos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante de Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Além de uma base avançada de pesquisa em Porto Rico e de uma fazenda experimental, no distrito de Iguatemi.