2018 07 04 Alunos Passarelas 7021

Reajuste na Capes e no CNPq melhorará a economia local e o interesse em desenvolver pesquisa científica na UEM

No início de fevereiro, o Governo Federal anunciou o aumento nos valores das bolsas de pós-graduação e iniciação científica dos bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa ação irá impulsionar o acréscimo na procura pelos cursos de mestrado, doutorado e por estágios de pós-doutorado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de impactar na economia local e no aumento do interesse em realizar mais pesquisa científica.

A UEM tem aproximadamente 13 mil graduandos matriculados, distribuídos nos 70 cursos, localizados no câmpus sede (Maringá) e nos campi regionais de Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha, Umuarama, Ivaiporã. A universidade tem, ainda, 85 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 56 de mestrado e 29 de doutorado.

Aproximadamente 2.500 alunos de pós-graduação serão beneficiados com o aumento nos valores das bolsas, que corresponde aos índices percentuais de 40% para as bolsas de mestrado e doutorado, 27% para as de pós-doutorado e 75% para as bolsas de iniciação científica, as quais, beneficiam aproximadamente 900 graduandos, o que corresponde menos de 10% do total de alunos matriculados nos cursos de graduação. Outros programas (Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid e Residência Pedagógica) também terão, a partir do dia 1 de abril, o reajuste de 75% nas bolsas.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação, Mauro Ravagnani da UEM, uma reivindicação do Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das universidades brasileiras é conseguir novos aumentos nos valores das bolsas, além de um aumento no número atual de bolsas.

Ravagnani finaliza dizendo que existem também reivindicações para que as outras agências financiadoras de bolsas, como a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA), e as bolsas institucionais sejam reajustadas nos mesmos níveis. Essas medidas, certamente, aumentarão a possibilidade de reter os talentos brasileiros que colaboram com o desenvolvimento cientifico, tecnológico e com a inovação.