Reitores de universidades latinas reforçam cooperação; posse de Ênio Verri e visita no distrito de Floriano

Encontro na fronteira

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, junto com um grupo de gestores de instituições públicas da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru), participou de encontro realizado pela rede Zicosur (Zona de Integración del Centro Oeste de América del Surl), na semana passada (15), em Ciudad del Este (Paraguai).

Segundo Vanalli, "a UEM atua em programas conjuntos com a rede para fortalecer a integração regional acadêmica e, por fim, consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão". O coordenador do Escritório de Internacionalização da UEM, Renato Leão, responsável por dezenas de convênios com universidades e institutos de pesquisa de todo o mundo, também participou e acompanhou o reitor no evento.

O foco dessa reunião anual visa fortalecer os laços de cooperação entre as universidades da fronteira e instituições com incentivo à mobilidade acadêmica de estudantes e docentes. "A mobilidade resulta na incorporação de um estudante em outra instituição, sem que o acadêmico perca seus direitos como aluno da universidade de origem”.

Participaram ainda reitores e vice-reitores de instituições do Paraguai, como as universidades nacionais de Assunção, Pilar, Caaguazú, Itapúa, Canindeyú e Concepción; da Argentina, das universidades de Salta, Jujuy, Formosa, Tucumán, Catamarca e Chaco Austral; e do Brasil, incluindo federais e estaduais do Paraná e de outros estados.

A proposta da rede Zicosur, criada no ano de 2008, é desenvolver programas e projetos de impacto positivo para promoção de atividades acadêmicas, científico-tecnológicas e culturais, em prol do desenvolvimento socioeconômico das populações em abrangências regionais.

unnamed 1 1

Posse na Binacional: Em Foz do Iguaçu, no dia 16 deste mês, o reitor Leandro Vanalli representou a instituição na posse do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, professor aposentado do Departamento de Economia da UEM. Participaram também professores e lideranças políticas regionais, estaduais e nacionais. "Parabenizamos e desejamos, em nome da UEM, todo sucesso nesse grande desafio. Colocamos também nossa Instituição à disposição para o estabelecimento de parcerias em projetos", disse o reitor.

Snapinsta.app 335991664 1270264310259773 6263444848662097629 n 1080

Apresentação de projeto para povoamento de espécies de carpas: Durante visita nesta semana à Estação de Pesquisa em Piscicultura da UEM, no distrito de Floriano, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, se reuniu com o vice-prefeito Edson Scabora e o gerente do Parque do Japão, Luiz Cláudio Yoshiaki Uema, para apresentação de um projeto de seleção de espécies de carpas que servirá ao povoamento dessas espécies no lago do parque. O projeto considerado de excelência é desenvolvido pelos professores Carlos Antônio Lopes e Ricardo Pereira, ambos do Departamento de Zootecnia da UEM. "É a nossa UEM, gerando conhecimento e aplicado em prol da nossa comunidade", resumiu o reitor.

Snapinsta.app 336022585 1179163866113470 3908436475156657850 n 1080