1 Desafio Conectinova

Alunos da UEM e do ensino médio planejam soluções para resolver problemas de empresas na área da saúde

Ocorreu sábado (25), no anfiteatro do Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no bloco C67, o 1° Desafio Conectinova, projeto de extensão coordenado pela professora Keila de Souza Silva, do curso de Engenharia de Alimentos, ligado ao Centro de Tecnologia (CTC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O objetivo do projeto foi reunir alunos de graduação da UEM e do ensino médio, da rede estadual, para planejar possíveis soluções e resolver um problema encaminhado por uma empresa da área de saúde da cidade.

No primeiro desafio, alunos de empresas Júnior, do projeto Enactus, e do ensino médio, da Escola Estadual Leonídia Pacheco, da cidade de Maria Helena, que fica aproximadamente a 130 km de Maringá, participaram com ideias para solucionar o problema na área de gestão de estoque e de pessoas, da empresa Centro Médico do Bosque (CMB) e Centro Ortopédico do Ingá (COI), em Maringá. De acordo com a coordenação do evento, os alunos da escola estadual participaram a distância, de modo on-line e foram orientados por uma professora que faz parte do projeto.

As equipes tiveram que apresentar uma proposta rápida no final do evento (no formato de pitch*) e foram avaliados por uma banca composta por representantes das empresas. Participaram: A Supervisora de Agendamento do Centro Médico do Bosque, Aline Tavares Guimarães, a gestora executiva do HUB de saúde de Maringá, Caroline Félix, e a analista de projetos em BigData no Hospital Israelita Albert Einstein e consultora de Inovação DATASUS, do Ministério da Saúde, Andréia Cristina de Souza Santos.

Antes da avaliação, a banca conversou com as equipes, apresentando as oportunidades da área de inovação no setor da saúde. Participaram do desafio as empresas juniores da UEM: Analysis e Empea, de Maringá; Inova Med; além do grupo Enactus.

A coordenadora do projeto, Keila de Souza Silva, já está planejando realizar um desafio maior, aberto para toda a comunidade acadêmica da UEM, no segundo semestre deste ano. “Esse primeiro desafio, foi uma grande experiência para nós. Selecionamos algumas equipes engajadas que fazem a diferença no seu entorno, para participar do evento. Queremos trazer a cultura de inovação para toda a instituição, realizando mais desafios para resolver problemas também de órgãos públicos e da sociedade civil", afirmou.

Sobre: A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que fornece uma plataforma para equipes de universitários produzir projetos de desenvolvimento comunitário afim de estimular o talento das pessoas e melhorarem seus meios de subsistência.

Pitch: É uma apresentação de 3 a 10 minutos, no máximo, sobre um tema, com a intenção de cativar o interesse dos presentes pelo que está sendo demonstrado. Pode ter ilustrações com slides e demais recursos digitais, feitos no PowerPoint ou Prezi, ou apenas relato dos participantes.