Foto Eduardo Juliana Patricia Luci 

Durante curso na UEM, Patricia Massanares pesquisou sobre como o movimento se tornou uma ferramenta de prevenção

A monografia “Abril Verde: cores sociais e origem do movimento como ferramenta de prevenção”, defendida pela Engenheira de Produção e pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Patricia Dias Massanares, apresenta as principais ocorrências históricas e as variáveis que integram o processo de construção do Movimento Abril Verde (MAV) e sua transformação em uma ferramenta de prevenção para o campo de atuação dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). 

O Abril Verde, concebido como campanha e desenvolvido como movimento pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintespar), em 2013, visa, por meio da formação da cultura de prevenção, combater doenças e reduzir os acidentes de trabalhos e os agravos à saúde do trabalhador, por meio da conscientização e mobilização das instituições e da sociedade. Na prática, as atividades participantes que apoiam o Abril Verde contribuem de forma real na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Massanares realizou pesquisa documental que apresenta a construção de uma organização histórica temporal e aplicou um formulário online para registrar a percepção social da população em geral e de profissionais da área de SST sobre o tema. Ela verificou a coerência dos fatos histórico-culturais documentados que resultam na organização e participação em ações relacionadas ao campo da SST e que tornou esse movimento uma ferramenta de prevenção. 

O trabalho acadêmico foi defendido em 31 de janeiro deste ano e possui como orientadora a professora do Departamento de Engenheira Civil (DEC), Luci Mercedes de Mori. A banca examinadora foi composta pelos professores do DEC, Eduardo Vicente Wolf Trentini e Juliana de Oliveira Gomes Costa Paulo.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)