Sonia e alunosOs alunos foram orientados pelas professoras Viviane Cristiana Poletto e Sonia Frade

Sete estudantes de idiomas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), seis deles do Instituto de Línguas (ILG) e uma do Secretariado Executivo Trilíngue (SET), obtiveram aprovação em testes de proficiência reconhecidos mundialmente.

Os alunos Alessandra Cenerino, Dolor Daher, Eliane Maria de Almeida, Kezia Naiara Bernardes dos Reis, Mateus Pereira Silva e Rafael Lineker de Deus Silva conquistaram os “Diplomas de Español como Lengua Extranjera” (DELE), sendo 5 deles em nível B2. Kezia foi orientada pela professora Viviane Cristina Poletto Lugli, do SET, e os demais pela professora Sonia Frade Castro de Sousa Silva, do ILG.

Os exames deles são desenvolvidos pela “Universidad de Salamanca” e a certificação oportuniza experiências em âmbitos profissionais, acadêmicos e também pessoais.

Acompanhados pelas professoras Sonia Frade e Elvira Mileo Ganassin, os estudantes realizaram as provas em novembro passado, no Instituto Cervantes de Curitiba. Os resultados foram divulgados em fevereiro último.

Importante ressaltar que, graças à parceria entre a UEM, o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o Instituto Cervantes e o Escritório de Cooperação Internacional (ECI-UEM), os estudantes de língua espanhola obtiveram 25% de desconto nas inscrições.

O estudante do ILG, Lucas Antoniassi, orientado pela professora Lilian Berdu,  conquistou o certificado de proficiência na língua italiana, nível C1. A “Certificazione di Italiano Come Lingua Straniera” (CILS) é oferecida pela Università di Siena.