2023 04 13 Teatro 5596

Abertura oficial do evento cultural é marcada com discurso das garantias constitucionais e espetáculo

Galeria de fotos

Começou, oficialmente ontem (13), no Tetro Universitário (TUM), às 19h30, no bloco O-08, do câmpus-sede em Maringá (UEM), mais uma edição da “Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro” da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovida pelo Curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro e o projeto de extensão Práticas de Encenação e Pedagogia do Teatro da UEM. Com apoio do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) e da Diretoria de Cultura (DCU). Os organizadores da mostra são o coordenador do curso, André Luís Rosa, e o coordenador de extensão curricular, João Marchi.

O objetivo da mostra é compartilhar com a comunidade interna e externa os resultados artísticos de produções realizadas pelos discentes nas disciplinas da graduação, assim como as práticas realizadas no âmbito dos estágios e as experiências de pesquisa acadêmica realizadas no semestre letivo.

Na cerimônia de abertura, a vice-reitora da UEM Gisele Mendes, afirmou que mostras como essa deve ser incentivada sempre, porque, nos últimos anos, “a cultura e o teatro foram marginalizados e a atividade criminalizada”. Ela ainda comentou sobre o artigo 215 da Constituição Brasileira (1988), que relata que "o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.

Segundo Mendes, as leis existem para ser respeitadas. “A cultura precisa ser respeitada, as cobranças existem na esfera administrativa da instituição, mas os políticos também precisam ser acionados, pois já passou da hora do Estado assumir a responsabilidade do compromisso constitucional e de ‘apagarmos os incêndios’, até porque as artes existem, as pessoas formandas que produzem cultura também devem ser respeitadas. Todos e todas aqui merecem o melhor e muito mais arte”, concluiu.

Para o coordenador André Rosa, “o evento é de fundamental importância para existência e ampliação do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro. Ele reúne todas as nossas produções artísticas, todas as cenas dos espetáculos que desenvolvemos e apresentamos para comunidade. Então, toda a complexidade da produção teatral, junto com os processos pedagógicos, são expostos nessa mostra que acontece todo final de semestre”.

2023 04 13 Teatro 5670 site site site

Depois da palavra da vice-reitora e do coordenador do evento foi apresentado o espetáculo “6 959 041 04531 007536002019 23941: Uma adaptação de 'O Rei da Vela'", criação coletiva das pessoas formandas.

A Mostra Integrada da Licenciatura em Teatro da UEM prosseguirá até o dia 19, com mais sete apresentações gratuitas à comunidade, sempre às 19h30, no Teatro Universitário. Haverá participação de escolas de Maringá, com turmas do CEEBJA, da Escola Estadual Professor Giampero Monacci, de Itambé e do curso de Teatro de São Jorge do Ivaí.

Para outras informações, acesse o aqui.