COMUNCACAO E ARTE

Edição reúne mais de dez capítulos que discutem, de diferentes formas, a comunicação e a arte, no ambiente social

Em comemoração ao Dia Nacional das Comunicações, 5 de maio, o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) lança o quarto livro digital da série Conexão Ciência- Memória C². A edição atual ganhou o título “Comunicação e Arte” e já está disponível para download.  

O C² é uma ação do Novo Arranjo de Pesquisas e Inovação - NAPI - Educação para a Ciência, e tem como objetivo divulgar a ciência, a inovação e a tecnologia produzidas no Paraná. Recebe apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária (FA). A iniciativa surgiu em 2021, depois de um acordo de parceria entre a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a coordenadora geral do projeto, Débora Sant’Ana, até então pró-reitora de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Agora, em uma segunda fase, o projeto ganhou mais visibilidade e a participação de todas as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES), além do financiamento da Fundação Araucária.

A assessora de divulgação científica do Museu Dinâmico Interdisciplinar, que coordena o C², Ana Paula Machado Velho, lembra que “o e-book surgiu de dentro da plataforma do projeto. A iniciativa reúne profissionais da área de comunicação do mercado, além dos pesquisadores, professores e servidores da UEM”, reforça.

É importante dizer que o C² tem uma relação bem interessante com a arte. Todas as reportagens produzidas “ganham” ilustrações originais. “Nos preocupamos em traduzir visualmente os conteúdos científicos. Desta forma, mobilizamos de forma reflexiva os acadêmicos e profissionais da UEM a respeito da ciência, propondo visualizações dos temas que tratamos. Temos, inclusive, uma equipe específica de produção de arte no nosso grupo”, explica a professora Débora Sant’ Ana.

O professor Tiago Lucena, coordenador da equipe de arte, completa que “o C² funciona com pessoas relacionadas às áreas de tecnologia, artes e jornalismo. Produzimos narrativas multimídia como uma nova forma de divulgar e inovar as experiências da ciência. E essa nova estrutura conta com vídeos, imagens e ilustrações para uma maior compreensão e aproximação dos conteúdos com o público”.

A série de cinco livros da Conexão Ciência – Memória C² é composta por e-books temáticos e está sendo publicada no site do C² com o conteúdo das reportagens produzidas na primeira fase do projeto. Alguns destes lançamentos acabaram sendo em dias comemorativos, como essa nova edição, no Dia das Comunicações. Já estão disponíveis os volumes “Ciência Exata, da Terra e Biológicas”, “Perfis” e “Ciências da Saúde”.

A edição “Comunicação e Arte” é constituída por mais de dez capítulos que envolvem a comunicação e a arte no ambiente social. Umas das reportagens é “Uma língua de muitas histórias”, escrita pelo professor da UEM Hélcius Batista Pereira, em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Para acessar o novo e-book, é só clicar neste link.

*Texto produzido em colaboração coma estagiária do Mudi Bruna Mendonça, aluna do curso de comunicação e Multimeios da UEM.