2023 05 10 I Forum de Assistencia e Permanencia Estudantil 0954

Fórum é fruto da criação de outro fórum estadual, que foi realizado em novembro do ano passado

Galeria de fotos

O 1º Fórum Local de Política de Assistência Estudantil, vinculado a um fórum estadual, com programação até o final da tarde, promovido pelas pró-reitorias de Ensino (PEN) e de Extensão e Cultura (PEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está ocorrendo hoje (10), no Auditório da Biblioteca Central (BCE). A abertura contou com a presença da vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, e do pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva. As discussões começaram às 9h.

O evento é fruto da criação de outro fórum estadual, realizado em novembro do ano passado, quando Silva articulou para que a universidade sediasse a primeira edição deste Fórum Estadual, a partir de uma proposição feita pela própria UEM e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), agregando as demais Instituições Estaduais de Ensino (IES), em defesa de uma política para subsidiar a assistência e permanência estudantil. Também foi sugerida a criação de fóruns locais, em cada universidade, para discutir as demandas debatidas no âmbito estadual e ainda discutir as especificidades de cada instituição.

A programação contou com a palestra “Permanência Estudantil: diálogos com as atuais políticas nacionais” e apresentação da constituição do fórum estadual de política de assistência estudantil do Paraná.

Segundo a vice-reitora, esse primeiro fórum é muito importante porque tem a ver não só com o universitário, que ingressa por meio de cotas raciais, sociais, mas uma vez que essas pessoas entram na instituição elas precisam permanecer e muitas delas têm muitas dificuldades em transporte, alimentação e moradia. “Ao tomar posse reabrimos o Restaurante Universitário (RU) para o jantar, mas sabemos que temos que avançar com o café da manhã, na alimentação vegana e tudo isso; não tem hoje o aporte do Estado, não existe uma lei estadual que subsidie a permanência e assistência estudantil. Então, o que nós pretendemos é lutar pela edição dessa lei junto às demais IES, e também queremos que aqui dentro da instituição, que este fórum de políticas de assistência estudantil traga as demandas reais do dia a dia dos estudantes”, disse.

O fórum também teve grupos de discussões temáticas, levantaram demandas que servirão de subsídios para a participação dos representantes, os quais também estarão no 3º Encontro do Fórum dos Serviços de Bem-estar às Comunidades Universitárias Estaduais do Paraná, em Curitiba, nos dias 15 e 16 deste mês. Entre os temas abordados estão: segurança alimentar, restaurante universitário (RU), moradia estudantil, editais para auxílios e bolsas de permanência estudantil, cotas e ações afirmativas, saúde, enfrentamento às violências, apoio pedagógico e público da educação especial inclusiva.

Também participaram do evento o pró-reitor de Recursos Humanos (PRH), José Maria de Oliveira Marques, o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, a professora do Departamento de História (DHI) e Assessora Especial de Articulação da Política de Inclusão da UEM, Isabel Rodrigues, a diretora de Ensino e Graduação (DEG), Glauciane Cristina Xavier Mashiba e a assessora de Projetos e Programas (APP), Heloisa Toshie Irie Saito.

A organização do evento envolve, além da PEN e da PEC, o Gabinete da Reitoria, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), a Comissão Universidade para os Índios (Cuia), o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).