DIA DO ZOOTECNISTA EXPOINGÁ 2023 1

Será realizado às 9h, no Salão de Eventos do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante a Expoingá

Neste sábado (13) é comemorado o dia do Zootecnista, e para celebrar a data, será realizada uma roda de conversa, às 9h, no Salão de Eventos do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante a na 49º Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2023, com o tema: “Cenários da profissão no campo e na indústria”. 

O professor e coordenador do curso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Dalcin Castilha, organizou o evento em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM), a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV/PR). O encontro contará com dois convidados muito especiais: o Gestor do Agronegócio, Clovenilson Cano e da empresa Alltech do Brasil, Gustavo Araujo, ambos zootecnistas e mestres pela UEM. 

Segundo o professor Leandro Dalcin Castilha, o dia do zootecnista é reconhecido por lei federal, e que a celebração desta data remonta a implantação do primeiro curso no Brasil, criado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), na cidade de Uruguaiana (RS), no ano de 1966. 

Castilha comentou que “anualmente temos uma programação da UEM dentro da exposição, e esse ano não vai ser diferente. Por isso convido os zootecnistas já formados, os alunos de graduação e de pós-graduação que venham participar, pois é totalmente gratuito”. 

As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Sobre: O curso de Zootecnia da UEM foi implantado em 1975, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em 20 de novembro de 1978, por meio do Decreto 82.674. Desde o princípio, o projeto pedagógico do curso vem sofrendo constantes modificações, visando a melhora da qualificação profissional e a adequação à realidade do Estado e do País. Atualmente, o curso Zootecnia é oferecido em período integral, tendo a duração de cinco anos, mas o segundo semestre do último ano é dedicado para o aluno regular realizar seu estágio obrigatório exclusivamente, sem se preocupar com disciplinas.