matematica alem da teoria

Objetivo é discutir e fomentar ações em prol da diversidade e ampliar sua representatividade na comunidade acadêmica

No dia 25 de maio, às 19h, o Departamento de Matemática (DMA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai realizar uma live para a apresentação da Comissão de Relações Étnico-Raciais (CRER), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A professora do DMA/UEM, Marcela Duarte Ferrari destaca que “a CRER/SBM foi instituída no dia 06 de fevereiro de 2023 e tem como objetivo discutir e fomentar ações em prol da diversidade étnico-racial e do aumento da representatividade de grupos sub representados na comunidade acadêmica, em especial nas áreas de Matemática”.

Além disso, trabalha pela representatividade de grupos minoritários no curso, lutando por uma maior equidade e justiça na distribuição de recursos e oportunidades na área. A CRER incentiva o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário, que visa à equiparação da população negra no ambiente universitário.

Cada letra do acróstico CRER representa um valor ou objetivo da comissão.

C – Conscientização: promover a conscientização acerca da importância da diversidade étnico-racial na comunidade matemática.

R – Representatividade: atuar em prol da representatividade e da valorização de grupos minoritários na matemática.

E – Equidade: empreender esforços em defesa da equidade e isonomia na distribuição de recursos e oportunidades no âmbito da matemática.

R – Respeito: fomentar o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial na comunidade matemática.

A CRER convida a todos a se engajarem em suas atividades e a colaborarem com seus projetos, visando construir uma comunidade matemática mais diversa, inclusiva e justa.

A live vai ser realizada por meio do canal da SBM, os interessados podem assistir clicando aqui.

Sobre: A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, fundada em 1969, por ocasião do VII Colóquio Brasileiro de Matemática, em Poços de Caldas. Tem como principais objetivos congregar os matemáticos e professores de Matemática do Brasil, estimular a realização e divulgação de pesquisa de alto nível, contribuir para a melhoria do ensino em todos os níveis, estimular a disseminação de conhecimentos de na sociedade, incentivar e promover o intercâmbio entre os profissionais no país e do exterior, zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos e professores de Matemática no Brasil, contribuir para o constante aprimoramento de altos padrões de trabalho e formação científica no curso e oferecer assessoria e colaboração, na área, visando o desenvolvimento nacional.

Mais informações sobre a SBM, acesse aqui.