Pint of Science 1

A iniciativa conta com a colaboração de 27 voluntários, além de oito palestrantes ligados à Instituição

Quatro bares de Maringá vão sediar a programação do “Pint of Science” 2023. Esse é um evento mundial que congrega pesquisadores e a sociedade para discutir ciência fora das universidades e institutos de pesquisa. Aqui na cidade, a organização é da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e vai movimentar cientistas maringaenses e leigos entre terça e quarta-feira, dias 23 e 24, sempre a partir das 19h30.

O “Pint of Science” tem como objetivo estabelecer um diálogo aberto e informal, de maneira a contribuir para o desenvolvimento da educação científica no país. O evento é realizado em locais públicos e descontraídos como restaurantes, cafés, pubs e bares. A primeira edição foi realizada em Londres, em 2013, e vem acontecendo com a participação de milhares de pesquisadores, em um grande número de cidades e em diversos países.

No Brasil, a primeira edição foi em 2015, organizada pelos pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, São Paulo. Desde então, as atividades acontecem graças a voluntários que dedicam parte do tempo na realização do festival.

Cidade Canção - Em Maringá, o Programa de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da UEM, participou pela primeira vez, em 2019. Em 2023 o evento acontece, de novo, em Maringá, e em mais 123 cidades do país. Por aqui, a organização é do PEA, junto com o Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), o Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (PGB) e o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). A iniciativa conta com a colaboração de 27 pessoas, entre docentes e discentes da UEM, além de oito palestrantes.

A programação do evento tem como lema "Um Brinde à Ciência". Tiago Madrigar, Wingor Ivens e Bianca Maggio, integrantes do Manna Team, vão falar sobre inteligência artificial, na cervejaria Hórus; o professor do PEA da UEM, Roger Mormul, discute mudanças climáticas, no Marvin English Pub, na terça-feira. Na quarta, a bióloga Thaís Uber e o agrônomo Rafael Caldas debatem sobre transgênicos, no bar Estilo Livre; enquanto a neurologista, Jacqueline Portratz e a farmacêutica Rubia Weffort, falam sobre canabidiol, no Atari Bar.

Visite os nossos perfis Instagram (@nupelia.uem e @mudi_uem) para mais detalhes sobre o “Pint of Science”.

Patrocinadores e apoiadores da ciência: Limnoikos: consultoria e soluções ambientais; Limnobios: consultoria em ambientes aquáticos; Maquira Indústria de Produtos Odontológicos; e Pizzaria Vontade de Pizza.