AGEUNI Comite

Serão aceitos projetos entre empresas, cooperativas, startups, municípios e organizações articuladas pelas IEES

Galeria de fotos

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), qualificado pela Superintendência Geral da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), como Agência para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni), por meio do Decreto 10769/2022, e a Reitoria se reuniram, no último dia 23, com o Comitê Gestor Regional da Ageuni, para discutirem sobre o lançamento do primeiro edital de fomento científico e tecnológico que fortalece e amplia as ações de ciência, tecnologia e inovação no Paraná. Além do reitor da UEM, Leandro Vanalli, e da coordenadora da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni/UEM), Keila de Souza Silva, participaram diversos representantes de setores durante a apresentação do programa

O Edital CP 01/2023, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lançado nesta semana visa apoiar projetos nas áreas de pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação das universidades estaduais. O investimento terá suporte de R$ 20 milhões de reais. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, instituído pela Lei nº 21.354/2023 e gerenciado pela Seti.

De acordo com o edital, entre o público alvo estão elencados projetos de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios, organizações da sociedade civil localizadas no Paraná, Instituições Científicas, Tecnológicas e Inovação (ICTs), articuladas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e sua Fundação de Apoio. A duração máxima do projeto será de até 24 meses.

Para participar é obrigatório ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) registrado no estado do Paraná e apresentado faturamento no ano de 2020 ou anterior a esse período.

Segundo Keila de Souza Silva, cujo programa no qual coordena funciona junto da estrutura existente do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) no câmpus sede em Maringá, com o engajamento do comitê gestor regional (UEM) na participação desse edital, será fundamental para atender as demandas desse público, já que podemos desenvolver diversos projetos na instituição e em parcerias. "Isso deve estimular a conexão entre a comunidade acadêmica, microempreendedores e o público externo", comentou.

De acordo com o edital, serão aplicados R$ 6 milhões em projetos ligados aos segmentos de microempresas e microempreendedores individuais (MEIs), R$ 4 milhões em pequenas e médias empresas, e R$ 5 milhões em grandes empresas. Para as iniciativas propostas por municípios, cooperativas e outras organizações estão previstos R$ 5 milhões.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o novo pacote de medidas visa fortalecer a Ciência no Paraná. “Esse pacote de investimentos foi pensado para fortalecer o segmento produtivo acadêmico e ampliar a produção de conhecimento científico paranaense, além de assegurar os insumos necessários para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em toda a rede estadual de universidades".

Áreas estratégicas

A proposta é que a Agência de Desenvolvimento Sustentável e de Inovação execute ações que apontem apoio às áreas de agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia, além de transformação digital e desenvolvimento sustentável.

Todas estas áreas foram definidas como prioritárias pelo Conselho Paranaense de Ciência e Tecnologia (CCT). No caso da UEM, a Ageuni tem um Comitê de Governança local (regional Maringá) baseada na UEM.

“A partir de agora, a UEM receberá as propostas dos setores envolvidos em todas as áreas do crescimento, que de fato precisem do apoio da instituição, em termos científicos, técnicos e capital intelectual”, disse o reitor da UEM, Leandro Vanalli. "Com o edital, teremos recursos financeiros, para execução de projetos de Inovação para Maringá e demais municípios, que deve beneficiar não só o setor econômico, mas também os projetos de caráter social, humano e que produza progresso para a nossa região”, comentou.

Estiveram presentes os seguintes representantes de setores: José Antonio Borghi (Federação da Agricultura do Estado do Paraná - Faep),  Liziane Tittato Proença Ben-Hur (Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep),  Ariovaldo Costa Paulo (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná - Fecomercio), Denise Bonácio Revaldaves Saches (Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná - Faciap), Renato Hobold Watanabe (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - Ocepar) , Marcondes Araujo da Costa (Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense - ProAmusep), Marcos Aurélio Gonçalves (Sebrae), Juliana Franco Afonso e Lucas di Loreto Peron (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - Codem).