rondon 2

Objetivo é complementar a formação profissional dos estudantes e contribuir com o desenvolvimento local

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Diretoria de Extensão (DEX), realiza, entre os dia 30 de maio a 2 de junho, uma viagem precursora aos municípios designados para a UEM (Paranaguá e Pontal do Paraná), do “Projeto Rondon/PR- Vale do Ribeira e litoral”, onde os coordenadores farão levantamento para organizar ações que irão ocorrer de 10 a 22 de outubro. 

Trata-se da Operação Rondon Paraná, que consiste em uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). As ações serão executadas pelas universidades Estaduais do Paraná em parceria com as prefeituras municipais. Em outubro, irão desenvolver atividades voluntárias nos municípios de Cerro Azul, Doutor Ulysses, Rio Branco do Sul na região do Vale do Ribeira e, Antonina, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná no litoral paranaense. 

Estão envolvidos na ação professores e alunos das Universidades Estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). 

A Operação Rondon Paraná é inspirada no Projeto Rondon Nacional que é coordenado pelo Ministério da Defesa. A versão paranaense tem como objetivo complementar para a formação profissional dos estudantes universitários e contribuir com a formação de multiplicadores de boas práticas para o desenvolvimento local e assim, por meio da troca de experiências, proporcionar benefícios tanto para comunidade, quanto para os estudantes. 

Serão realizadas ações de extensão que contemplam as áreas de Cultura, Direitos Humanos, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho com o propósito de encontrar soluções sustentáveis para a inclusão social e redução de desigualdades. 

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, “o envolvimento das lideranças das comunidades locais é muito importante para fortalecer o trabalho desenvolvido, colaborando para o bem-estar da população e a melhoria das condições de vida das pessoas”, afirma.