BANNER CAMPANHA

Criada pela OMS, a data tem o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo

O Projeto Tabagismo do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está celebrando o Dia Mundial Sem Tabaco: 31 de maio. Em 2023, o tema do evento é ‘Cultive alimentos, não tabaco’. Essa luta contra o tabagismo do Mudi também ganhou, este ano, uma edição especial do Conexão Ciência – C², que entra no ar nesta quinta-feira, 1º de junho.

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) lembra que o cultivo do tabaco é prejudicial a nossa saúde, à saúde dos agricultores e do planeta. “A indústria do tabaco interfere nas tentativas de substituir o cultivo do tabaco, contribuindo assim para a crise alimentar mundial. Por isso, o tema do Dia Sem Tabaco em 2023 pede que se cultive alimentos e não tabaco”, alerta o diretor da Organização, Jarbas Barbosa.

O gestor da Opas lembrou, ainda, que o tabagismo é responsável por 8 milhões de mortes no mundo, sendo um milhão nas Américas e é preciso mudar essa realidade com ações como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Aliás, esta prática é a primeira causa de morte evitável no mundo, segundo à Organização.

Números: No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o responsável pela divulgação e elaboração do material técnico para subsidiar ações em níveis federal, estadual e municipal em relação ao uso do tabaco e outros materiais novos que vêm preocupando, também, as autoridades de saúde. Pesquisa divulgada pelo Instituto mostra, por exemplo, que o consumo de cigarros eletrônicos apresentou um aumento significativo nos últimos quatro anos no nosso país. O levantamento é do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) e comprova que o número de consumidores quadruplicou entre 2018 e 2022.

De acordo com a primeira consulta pública realizada em 2018, naquele momento, eram cerca de 500 mil consumidores de cigarros eletrônicos. Quatro anos depois, ainda segundo o Ipec, esse número chegou a 2,2 milhões de adultos que afirmaram que consomem o produto. O estudo apontou, também, que cerca de 6 milhões de adultos fumantes já experimentaram o dispositivo eletrônico – produto ilegal no Brasil -, o que representa 25% do total de consumidores de cigarros industrializados, um acréscimo de 9 pontos percentuais em relação a 2019. Embora sejam produtos proibidos no país pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2009, a comercialização ocorre de maneira ilegal. No Paraná, consumo de cigarro eletrônico subiu de 0,9% para 3,4%.

PROJETO MUDI

Mudi: Preocupado com as informações apresentadas acima, o Mudi mantém há quase 20 anos o "Projeto Tabagismo: Tratamento e Acompanhamento de Usuários de Tabaco de Maringá e Região". O professor Celso Ivan Conegero, coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar e idealizador da iniciativa, conta que, “até o momento, mais de 1500 pessoas já deixaram de fumar graças às ações da equipe que atua em diversas frentes do projeto”.

Para saber como esse pessoal ajuda a população e conhecer um pouco da história dele, o Conexão Ciência – C², projeto de extensão da UEM, também vinculado ao Mudi, elaborou duas reportagens. Os textos estarão disponíveis a partir desta quinta-feira (1º) na plataforma on-line. Acesse aqui, informe-se e se torne mais um instrumento de combate ao tabagismo, junto com o Mudi.

“Mas se você quiser saber ainda mais, venha ver de perto aqui todo nosso acervo e conversar conosco sobre como combater esse mal e evitar que, principalmente os jovens, venham a começar a fumar”, convida o professor Conegero.

Museu Dinâmico Interdisciplinar

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Terça à sexta: 8h30 às 11h e das 14h às 17h

Quarta: 8h30 às 11h; das 14h às 17h; e das 19h às 22h

Domingo: 14h às 17h

Para agendar uma visita, ligue para a recepção do Mudi durante os horários de atendimento do museu. Os horários de atendimento podem variar de acordo com recessos acadêmicos e feriados.

SECRETARIA

(44) 3011 – 4940 - sec-mudi@uem.br.