Intercom Sul 2023

Com quinze projetos apresentados, sete foram premiados como os melhores de sua categoria e estão na etapa nacional

Galeria de Fotos

O curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) marcou presença no 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O evento ocorreu nos dias 8 a 10 de junho, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no Paraná. Ele foi responsável por reunir mais de 900 estudantes do campo da Comunicação dos três estados da região sul do país.  

Com apresentações de trabalhos na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), uma mostra competitiva laboratorial, os alunos foram premiados em sete categorias por trabalhos experimentais produzidos. O coordenador do curso e professor Tiago Franklin Rodrigues Lucena e a professora Daniella Polla estiveram acompanhando os participantes nesses três dias de congresso. 

Para o coordenador, a participação e aceite dos trabalhos concorrendo em diversas categorias é uma prova do ótimo trabalho desempenhado pelos estudantes e professores do curso. “Os trabalhos premiados são apenas uma mostra das muitas produções exigidas em disciplinas sob a orientação dos docentes. Também tivemos apresentações na modalidade científica em mesas temáticas. É muito importante os estudantes terem essa coragem em submeter, apresentar e comparar suas produções com outras instituições”, comentou Lucena. 

O professor ainda lembra que o Intercom é apenas um dos congressos que os estudantes participam, sendo também comum a submissão em festivais e seminários das mais diversas áreas que tangenciam o campo da Comunicação e Multimeios.

 

Vencedores e categorias premiadas:

 

Curta-Metragem de Ficção: Escrito e Traduzido 

Aluno: Pedro Nascimento

Orientadora: Daniela Polla

 

Média Metragem de Ficção: Quem me lembra você?

Alunos: Beatriz Finizola, Cauã Bris, Pedro Nascimento

Orientador: Francisco Verri

 

Aplicativo de Comunicação: Vestibum: um app educacional gamificado 

Aluno: Cauã Bris

Orientadora: Daniela Polla

 

Ensaio Fotográfico Artístico: Relicário: Aquela que estava ali 

Alunoa: Camila Lozeckyi

Orientadoras: Graça Penha Nascimento Rossetto e Valéria Soares de Assis 

 

Comunicação e Inovação: ESPECTRO - Uma instalação Multimeios de Artistas Fantasmas 

Alunos: Lucas Higashi. Stefany Nicolin, Diego Albanez e Natasha Oraveis 

Orientadores: Tiago Lenartovicz e Daniela Polla

 

Charge/Caricatura/Ilustração: Amanhã de Ontem

Aluno: Murilo Mokwa

Orientador: Graça Penha Nascimento Rossetto

 

Revista Customizada: Revista Spectrum

Alunos: Camila Lozeckyi, Guilherme de Souza Oliveira, Maria Eduarda de Souza Oliveira, Mariana Manieri Pires Cardoso e Milena Massako Ito

Orientadores: Cássio Ceniz e Daniella Polla

 

Os acadêmicos também concorreram nas categorias: Fotografia Artística (“Autossuficiência” - Beatriz Sanger); Roteiro de Ficção (“Já não sou eu, sem você” - Beatriz Sanger, João Seguro, Renata Vergel e Juliana Thomaz); Projeto de Comunicação Integrada (“F1 Delas” - Milena Ito); Produção Multimídia (“Oriente-se” - Isadora Hamamoto); Produção Audiovisual para Mídias Digitais (“Eu posso te ouvir” - Júlia Dias); Empreendedorismo em Comunicação (“Auviere” - Beatriz Endo, Juliana Lissa Sato e Pedro Dantas); Design Gráfico de Identidade (“Rebranding Estilo Mar” - Giovana Storti) e Edição de Livro (“A menina que conversava com o vento” - Ana Victória Favoreto Silva).

Além do Expocom, a programação geral incluiu palestras, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos nas Divisões Temáticas (DTs) e na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Junior), sendo esta última representada por quatro graduandas do curso. 

Na sessão de Comunicação e Multimídia, a aluna Alexia Alves apresentou sua pesquisa “Dancinhas, lipsyncs e outras expressões criativas da conta do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná no TikTok durante as eleições” e Ana Laura Correa Dos Santos apresentou “Spotify (feat. Mc Vigilância): estratégias “divertidas” para extração de dados do usuário na era do capitalismo de vigilância”. Ambas são orientadas pelo professor Tiago Lucena. 

Já na sessão de Comunicação e Audiovisual, a aluna Mariana Manieri apresentou o trabalho “Objetificação e violência: as consequências do machismo nos filmes pornográficos” e Ana Carolina Arenso Barbosa apresentou “Sonhos de Princesa - Patriarcado e Machismo nas Produções da Disney”. Ambas são orientadas pelo professor Rodrigo Gontijo.

Os vencedores das categorias do Expocom agora estão classificados para o 46° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom Nacional, que ocorre nos dias 29 a 31 de agosto, em Belo Horizonte.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)