2023 06 22 Reitor Faz Acordos e Convenios no Japao 1215

Iniciativa deve viabilizar intercâmbios e parcerias em pesquisas entre a UEM e as instituições japonesas

Em viagem ao Japão, onde participa de uma missão oficial da Prefeitura de Maringá, o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, esteve em três universidades e assinou convênios e acordos de cooperação.

Integrando a comitiva liderada pelo prefeito Ulisses Maia, ele esteve na Universidade de Hyogo, em Kakogawa, onde foi recebido pelo reitor Makoto Sano, para celebrar convênio entre a UEM e a instituição japonesa após 30 anos da assinatura do primeiro termo. A partir do convênio firmado, poderão ser viabilizados intercâmbios e parcerias em pesquisas entre as partes, beneficiando professores e estudantes.

2023 06 22 Reitor Faz Acordos e Convenios no Japao 1216

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e o reitor da Universidade de Hyogo, Makoto Sano: convênio assinado

Vanalli também foi recebido na Universidade de Tenri, localizada na Província de Kyoto. A instituição é um importante centro de estudos superiores nas áreas de ciências humanas e ciências do esporte.

No encontro com o reitor Katsumi Shimada, Vanalli conversou sobre a possibilidade de se celebrar convênio e parcerias com Tenri. A Universidade tem destaque nacional no Judô, sendo berço de campeões olímpicos, além de servir como espaço de concentração de seleções. O reitor da UEM fez um agradecimento especial à professora Monica Nonaka, brasileira e professora da instituição, pelo apoio para a realização do encontro.

2023 06 22 Reitor Faz Acordos e Convenios no Japao 1217 2

Na Universidade de Tenri, encontro com o reitor Katsumi Shimada, e com a professora da instituição, a brasileira Mônica Nonaka

Com a Universidade de Soka, em Tóquio, uma das mais conceituadas universidades japonesas, com mais de 230 convênios com instituições de ensino superior do mundo, foi estabelecido um convênio. A Soka University possui cursos de graduação e de pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento e, como a UEM, foi criada no final da década de 1960.

O documento foi assinado por Vanalli e o reitor Masaru Osanai, numa solenidade que reuniu ainda o presidente do Conselho Superior da Soka, Tashiro Yasunori.

2023 06 22 Reitor Faz Acordos e Convenios no Japao 1215 site site

Na Universidade de Soka, assinatura de convênio com o reitor Masaru Osanai

O reitor da UEM ainda visitou, ao lado de outras autoridades integrantes da comitiva, liderada pelo prefeito Ulisses Maia, o governador do Estado de Hyogo, Motohiko Saito. Na ocasião, Vanalli apresentou informações sobre a UEM, aproveitando para tratar do estabelecimento futuro de parcerias com outras universidades deste Estado japonês, que também possui irmandade com o Paraná.

2023 06 22 Reitor Faz Acordos e Convenios no Japao 1218

O reitor da UEM visitou o governador do Estado de Hyogo, Motohiko Saito

Além disso, Vanalli participou de visitas técnicas, reuniões com a University of Hyogo e de celebrações oficiais agendadas pela comitiva. Ele retorna amanhã (23) do Japão, para onde viajou dia 9 deste mês como parte da missão oficial da prefeitura de Maringá para celebrar, a convite, o aniversário da cidade japonesa e os 50 anos de irmandade entre Maringá e Kakogawa.