PALESTRA GOIOERE

Palestra busca promover uma reflexão para alcançar os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

Nesta segunda- feira (26), a palestra-show “A Educação, a Constituição e a Construção da Cidadania” vai abrir a Semana de Recepção e Integração dos Calouros, no Câmpus Regional de Goioerê. Organizado pelo professor Marcílio Hubner de Miranda Neto e o Grupo Abaecatu, o evento acontecerá no Auditório do CRG às 19h30.

Com enfoque nos artigos terceiro, sexto e 205 da Constituição Federal, a palestra busca promover uma reflexão para alcançar os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, acerca do investimento de recursos do orçamento público que provém dos impostos que todos pagamos. “Sem o dinheiro dos impostos não há como garantir os direitos sociais previstos no artigo sexto. A boa educação, prevista no artigo 205, ao buscar formar para a cidadania, deve colocar em destaque a importância social e econômica dos tributos, além da necessidade de uma participação ativa de cada cidadão para acompanhar o orçamento público de maneira a garantir sua boa aplicação”, diz o professor Marcílio, que desenvolve o projeto de educação fiscal no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).

O projeto de extensão universitária foi idealizado em 2005 e já soma mais de 540 apresentações, ultrapassando um público de 200 mil espectadores do Brasil, da América Central e da África. A iniciativa foi idealizada pelo professor Marcílio e formatada com a parceria dos músicos Enéias, Tijolo; da poetisa e declamadora Marcia Capelette; da cantora, compositora e percussionista, Mari Tenório; de alunos bolsistas de extensão; e de um servidor docente do Campus Regional de Goioerê, o professor Robson Antonio Leite. Juntos formam o Grupo Abaecatu, que é resultado de uma pesquisa que busca resumir o objetivo do grupo e do projeto: utilizar arte e ciência na conscientização dos direitos e deveres do cidadão, visando a construção de um país mais ético e solidário.

ABAECATU

Além disso, o grupo busca inspiração nas mais antigas origens de Brasil, ou seja, na língua Tupi-Guarani. Abaecatu significa "Homem de Bem", que é o que pretendemos que todo homem seja, no seu sentido mais amplo. As atividades são parte de projetos que já foram premiados pela Cepal (ONU) e que também conquistaram o Prêmio Nacional de Educação Fiscal. O grupo possui diversas apresentações temáticas que são realizadas na forma de espetáculos educativos ou de palestras-show.

Na palestra desta segunda, são parceiros o Campus Regional de Goioerê (UEM-CRG), o Departamento de Ciências (DCI) e o Departamento de Engenharia Têxtil (DET), com o apoio da Receita Federal de Maringá e da Associação de Amigos do Mudi (Amudi). Neste evento, em especial, o custeio do transporte e alimentação dos integrantes do grupo, palestrantes e músicos, foi realizado pela Amudi, que tem recursos arrecadados por meio de um bazar de mercadorias doadas pela Receita Federal do Brasil - delegacia de Maringá.

Texto redigido em colaboração com a estagiária de comunicação Gabrielli Ferreira, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM