Geral Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11667

Na noite de hoje, ocorrerá a recepção aos alunos e calouros do período noturno, e será ministrada uma Aula Magna

Galeria de fotos

Hoje (26), os acadêmicos e calouros da Universidade Estadual Maringá foram recepcionados para o ano letivo de 2023 com um café da manhã, no Restaurante Universitário (RU), que ficou lotado com a presença dos estudantes. O evento contou com a apresentação cultural do grupo Ruta 40 e foi transmitido e gravado no site do youtube, na UEM TV.

vice Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11825

A vice-reitora Gisele Mendes deu as boas-vindas aos acadêmicos, fez uma apresentação da estrutura administrativa da instituição e afirmou que “a nossa universidade é uma das melhores do Paraná e do Brasil. Tenho certeza que vocês vão adorar estudar e passar os próximos anos juntos da gente, com muitas atividades, alegrias, entretenimento, aprendizado e conhecimento para vocês nessa que é uma universidade de destaque, de ponta. Parabéns por serem acadêmicos e acadêmicas UEM”.

2023 06 26 Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11848

Já o reitor Leandro Vanalli reforçou a importância do grau de excelência que a instituição representa nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, “os números dizem, os rankings também confirmam que a UEM é a maior e melhor universidade pública estadual do Paraná. Isso para nós é motivo de muito orgulho e traz para nossa gestão muita responsabilidade, de condução nesse período que temos a honra de estarmos à frente dela, e saibam que estamos vivendo a universidade o tempo todo, para que ela seja cada vez melhor e ofereça a vocês o melhor ensino de graduação, aquele ensino que vocês tanto esperam”.

Gabriel26 Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11809

O acadêmico do curso de Pedagogia e coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriel André de Assis Ramos, acrescentou mais detalhes sobre as possibilidades dos novos alunos da UEM participarem das atividades em Centros Acadêmicos (CAs), e desejou a eles, “que desfrutem ao máximo dessa universidade e também exijam dela, para que ela possa permanecer com essa qualidade que tem para as próximas gerações”.

Ana Recepção Calouros Calourada Café da Manhã 11816

A vereadora e ex-professora aposentada, Ana Lúcia Rodrigues, disse para os calouros aproveitarem a melhor fase da vida deles, “para isso aproveitem muito, curtam cada segundo, minuto, cada hora, porque vai passar tão rápido. Esse momento é um abraço que a universidade proporciona a cada um de vocês, então fiquem com meu grande abraço também. Estou à disposição como professora sempre, e atualmente como vereadora; a câmara de vereadores está aberta para vocês irem lá fazer manifestações, fazer participação. E queria informar que na próxima quinta-feira (29), 9h30h, entra em votação um projeto de lei que é muito importante para uma luta que a universidade sempre faz, visando a inclusão das pessoas: vamos discutir o projeto que institui o dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra, como feriado municipal em Maringá, espero vocês lá”.

Após as saudações dos componentes da mesa, o professor Dennis Bertolini deu algumas explicações sobre Grupo Técnico COVID-19, do qual é representante. Na sequência, os calouros ouviram esclarecimentos sobre o que são as organizações dos discentes na UEM, com a participação de Gabriel Ramos (DCE), Guilherme Casagrande (Atléticas); Guilherme Peder (centros acadêmicos e Palco Livre); e de Igor Gimenes (projetos de Extensão).

A UEM implementou algumas mudanças, além de melhorias que vão impactar positivamente na vida acadêmica de muitos estudantes.

1. Os alunos em situação de vulnerabilidade financeira serão beneficiados com a aprovação dos critérios para o subsídio integral da alimentação.

2. Em atendimento aos acadêmicos indígenas, a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) traz novas contribuições à luta pela permanência de cada aluno, sem desancorar-se do projeto que estava em desenvolvimento.

3. A implementação da Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes (PAE) deve trazer ao longo do ano novas ações para alcançar, prioritariamente, os estudantes de baixa renda.

4. Com foco na PAE, o Comitê Interdisciplinar de Enfrentamento às Violências e Fobias de Gênero e Questões Raciais é um apoio importante no combate à intolerância no meio acadêmico.

5. Do mesmo modo, a continuidade do Programa de Integração Estudantil (Prointe), que oferece reforço nas disciplinas básicas do primeiro ano.

6. A universidade também hoje conta com o Comitê Gestor da Política da UEM para o Refugiado e o Imigrante em Situação de Vulnerabilidade.

7. E ainda, um programa de inclusão, mantido há anos pela UEM, atende pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais: Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae).

Também estiveram presentes, entre outras autoridades, os pró-reitores de Ensino, Extensão e Cultura, Marcos Vinícius Francisco e Rafael da Silva, e a diretora de Ensino de Graduação (DEG), Glaciane Machiba.

Ainda hoje, às 19h30, também no R.U., ocorrerá a recepção dos alunos e calouros do período noturno, e será ministrada uma Aula Magna, às 20h15, pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor Ricardo Marcelo Fonseca, com o tema: “Políticas de acesso e permanência no Ensino Superior”. Também será transmitido e gravado no site do Youtube, na UEM TV.

A “Calourada 2023” é um evento organizado por uma comissão composta pela Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) e representantes da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e de Extensão e Cultura (PEC), professores, coordenadores de cursos e de estudantes.

Serviço: A programação da “Calourada” completa está disponível neste link.