2023 06 27 Caminhada Ecologica 23 1

No período noturno será exibido o curta-metragem “Quase tudo sobre minha avó”, no auditório da Biblioteca Central

Continuam hoje (27) as atividades de recepção aos acadêmicos e calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para o ano letivo de 2023. No período matutino, ocorreu a divulgação dos cursos de Línguas estrangeiras da universidade e do Programa de Integração Estudantil (Prointe), Caminhada Ecológica e a Feira de Economia Solidária.

WhatsApp Image 2023 06 27 at 11.00.22

A programação iniciou às 8h, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário (RU), com exposição dos setores/programas: Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Instituto de Línguas (ILG), Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), Paraná Fala Inglês (PFI), Paraná Fala Espanhol, Paraná Fala Francês, oficinas Prointe de Francês e de Português para estrangeiros. O Prointe também divulgou as ações de seu programa aos calouros.

2023 06 27 Caminhada Ecologica 12 site

Galeria de fotos

A partir das 8h30, o professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP), Marino Elígio Gonçalves, acompanhou os novos alunos em uma caminhada ecológica pelo câmpus da UEM, reunindo, ainda, o professor Alaércio Cardoso, também do DPP. O ponto de partida foi a Reitoria da universidade, no Bloco Q-03, e a atividade contou com a participação de mais de 100 alunos.

Feira Solidária Calourada

Galeria de fotos

Além disso, nesta terça-feira a Feira de Economia Solidária retomou suas atividades em edição especial. O evento começou às 9h e continua até as 17h.

A Feira de Economia Solidária faz parte do projeto de extensão “Quitutes e Belezuras”, que surgiu em maio de 2017, vinculado à Incubadora/ Núcleo Unitrabalho UEM/ Sede. Foram 20 empreendimentos selecionados como artesanatos em tecidos, madeira, papel, reaproveitamento de materiais, artigos de brechós e arte em geral, além de alimentos veganos, orgânicos, agroecológicos, oriundos da agricultura familiar. Também foram convidados produtores que participaram anteriormente das feiras e que seguiram com seus empreendimentos de forma individual. O projeto cultural Forró Pé Vermelho e o artista Chucky foram as atrações dessa edição.

Para finalizar o dia, às 19h30 ocorrerá a pré-exibição do curta-metragem “Quase tudo sobre minha vó”, escrito e produzido pelo professor do curso de Artes Cênicas, André Rosa. A exibição ocorre no auditório da Biblioteca Central (BCE). A atividade faz parte do projeto de pesquisa Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), do curso de Artes Cênicas, em parceria com o projeto de extensão Cine Uem, do curso de Comunicação e Multimeios.

Sinopse: Dentro de um Fusca, a caminho de uma despedida, um escritor se depara com alguns registros feitos pela sua avó. Nesse percurso, as ausências do passado e os imprevistos do presente se confundem e navegam entre memórias, afetos, amores, ancestralidades, violências patriarcais e esquecimentos.

A programação completa de amanhã (28) pode ser acessada clicando aqui

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)