PETFísica e UEMBOTz

Sala com tema espacial, mesa de RPG e desafios com robôs de controle remoto estão entre as atrações preparadas

Os projetos UEMBOTz e PET Física, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), participam do AnimeIngá 2023. Com objetivo de promover a interação, diversão e conhecimento sobre cultura pop japonesa e geek, o evento ocorre nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 10h, no Colégio Marista, em Maringá.  

O projeto de ensino UEMBOTz, pertencente ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), surgiu em 2019 e está sob a coordenação do professor Júlio César Dainezi de Oliveira. É composto por 15 acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Física. 

Voltado para a educação a fim de auxiliar as escolas públicas no entendimento do que é a robótica de uma forma mais simples e dinâmica, os integrantes estudam temas que são importantes pro mercado, como: visão computacional; controle automação e internet das coisas. O projeto ainda é direcionado para a produção de robôs voltados para competição e divididos em três categorias: combate; seguidor de linha (velocidade) e trekking. 

WhatsApp Image 2023 07 05 at 17.27.41

Para o evento, a UEMBOTz, em parceria com o projeto de extensão trUEM da turma de robótica do Departamento de Física (DFI), apresenta ao público, de maneira interativa, os robôs autônomos seguidores de linha, propõe desafios com robô de controle remoto e um futebol entre eles. Na categoria de competição aquele que percorrer o caminho mais rápido ganha. 

Criado em 1991, o PET (Programa de Educação Tutorial) Física é formado por 12 bolsistas e 5 colaboradores alunos do curso de Física e tutorado pelo professor do DFI, Marcos Cesar Danhoni Neves. Entre as atividades realizadas estão: o ensino de física e robótica para alunos do ensino fundamental e médio; auxílio no ensino de pessoas com deficiência visual; apresentação de seminários; projetos de pesquisa; desenvolvimento de experimentos didáticos de física e eventos de extensão. 

WhatsApp Image 2023 07 05 at 17.05.55

O AnimeIngá é uma oportunidade de promover a divulgação científica e interdisciplinaridade, além de mostrar a universidade, o programa e o curso de Física para os jovens de Maringá e municípios da região. Serão realizados experimentos de física para instigar a curiosidade do público pela ciência. Este ano, a sala será temática espacial e contará com uma mesa de Role Playing Game (RPG), ou seja, um jogo de interpretação de papéis. 

WhatsApp Image 2023 07 10 at 16.06.38 site site

AnimeIngá 2018 

Com palestras, palestras, workshops, concursos de cosplay e shows dedicados aos fãs de anime, mangá, jogos eletrônicos e cosplay, outras informações sobre o evento estão disponíveis neste link

Para acompanhar os projetos siga os perfils no Instagram: petfisicauem e uembotz.

  

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)