Congresso

Objetivo é congregar a comunidade acadêmica para debater e compartilhar pesquisas e Educação Intercultural

Nos dias 20, 21 e 22 de julho, serão realizados, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o III Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura (Ciesc), o III Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade e a X Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Na abertura, a partir das 8h, no auditório da Biblioteca Central (BCE), com a presença do reitor Leandro Vanalli e da vice-reitora Gisele Mendes, ocorre a apresentação do Coral “Vozes da Inclusão”, com 40 participantes, os quais são pessoas com deficiência (PcDs), dirigidos pela maestrina Mariana Hammerer e pelo pianista Diego Contiero.

Os eventos serão em formato híbrido, nas dependências da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em regime de co-organização com a Universidade de Salamanca (USAL/Espanha), Universidade Católica de Manizales (UCM/Colômbia), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o apoio e parceria de uma rede de outras instituições, grupos de pesquisa, organizações estudantis e movimentos sociais.

Participam do evento os palestrantes internacionais, os professores: José María Hernández Díaz, da Universidad de Salamanca (USAL), Espanha; Ricardo Florentino Salas Austrain, da Universidad Católica de Temuco (UCT), Chile; Sandra de Las Lajas Torres e Didier Andrés Ospina Osorio, da Universidad Católica de Manizales (UCM), Colômbia.

O objetivo do congresso, segundo a coordenadora geral dos eventos, a professora Jani Moreira, "é congregar a comunidade acadêmica e científica para debater e compartilhar pesquisas, estudos e experiências de Educação Intercultural, suas histórias, filosofias, políticas e práticas, desenvolvidas nas comunidades acadêmicas, científicas e movimentos sociais das sociedades ibero-americanas."

Além de contribuir para o avanço do conhecimento da área das Ciências Humanas e Sociais, os eventos representam uma oportunidade de fortalecimento dos laços acadêmicos e da representatividade política dos movimentos sociais nos países ibero-americanos, por meio da socialização de pesquisas, experiências e práticas nos diferentes Grupos de Trabalho (GTs) que são oferecidos.

A programação do Congresso, coordenada pela Comissão Organizadora Internacional, contemplará conferência de abertura e encerramento, mesas temáticas e apresentação de comunicações orais em salas virtuais. Idiomas oficiais: Português e Espanhol.

Nos três dias de congresso serão realizadas atividades paralelas ao evento, como as visitas guiadas no Teatro Calil Haddad (20), a volta histórica pela cidade de Maringá (21), ambas com saída às 14h, em frente a BCE da UEM. Sábado (22), a visita será na Escola Milton Santos de Agroecologia (MST), com saída às 8h30, também da BCE. Os ônibus para os participantes serão cedidos pela Prefeitura Municipal de Maringá (PMM). Também durante o congresso serão lançados dez livros.

Todas as informações sobre o evento, inclusive a programação, podem ser acessadas por meio deste link.

Histórico

O primeiro Congresso Ibero-americano de Educação, Sociedade e Cultura ocorreu em setembro de 2018, por iniciativa conjunta da Universidade Católica de Manizales (UCM/Colômbia) e da Universidade de Salamanca (USAL/Espanha).

Já o Colóquio Internacional Educação e Interculturalidade (Ciedinter) teve sua primeira edição no ano de 2016, em Florianópolis, organizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Por sua vez, a Jornada de Políticas Públicas e Gestão Educacional teve a sua primeira edição em 2003. É um evento proposto pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), área de Políticas e Gestão Educacional, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).