2202 w037 n003 224b p1 224

Viviane Toraci atua nas áreas de Ciência Aberta, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação

Os cursos de Comunicação e Multimeios e Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovem a aula inaugural “Humanidades Digitais, Ciência Aberta e Educação”. O evento ocorre no dia 25 de julho, às 19h30, no Auditório da Pró-Reitoria de Ensino (PEN), do Bloco B-33, no câmpus sede.

A aula será ministrada pela professora e pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) de Pernambuco, Viviane Toraci. Ela é doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela UFPE.

Idealizada pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1947, a Fundaj, ligada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada como Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, em homenagem ao político abolicionista em 1949 quando se comemorava o centenário de seu nascimento. Fundação pública com regime de direito privado, a Fundaj tem como propósito preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, com ênfase nas regiões Norte e Nordeste.

Atualmente Toraci atua com pesquisas nas áreas de Divulgação Científica, Ciência Aberta e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação. Além de coordenar o MultiHlab - Laboratório Multiusuários voltado para projetos coletivos em Humanidade e o grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Conteúdos curriculares em Humanidades na escola (gePecH).

A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica da universidade.

VIVIANE TORACI

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)