Palestra Ruiz

Ivan Aparecido Ruiz ministrou, no início deste mês, palestra sobre família contemporânea e acesso à Justiça

O professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ivan Aparecido Ruiz, do Departamento de Direito Privado e Processual, participou do Congresso Itinerários da Civilística Brasileira e Italiana na Legalidade Constitucional, no início deste mês. O evento foi realizado na Universidade de Camerino na Itália.

Ele ministrou a palestra intitulada "Família contemporânea e acesso à Justiça, à luz do Direito Civil, Processual e Constitucional". A programação deste Congresso contou com mais de 30 palestras de pesquisadores e docentes brasileiros, de instituições renomadas do Brasil e da Itália.

Currículo - Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/1984), mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2003). Pós-doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - FDUL (2013). Atualmente, é professor associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Membro integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Constitucional e Direito Administrativo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, direito processual civil, direito constitucional e direito administrativo. É avaliador e supervisor do MEC/SESu, atuando em verificação especial e supervisão. É membro integrante do Comitê Assessor Local de Bolsas de Iniciação Científica (CABIC), pelo curso de graduação em Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).