2023 07 24 Abertura SBPC 29

Reitor da UEM, Leandro Vanalli, e o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, estiveram na solenidade 

Galeria de fotos 

Aberta a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Entre os presentes na solenidade realizada na noite de domingo (23), no Teatro Guaíra, em Curitiba, estava o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, e o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael da Silva. A cerimônia foi comandada pelo presidente da SBPC, Renato Janine, e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Fonseca, organizadora do evento. Estavam presentes, ainda, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, representando o governador do Paraná, Ratinho Jr e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Representantes de universidade e entidades científicas de todo o Brasil lotaram o Teatro Guaíra. Durante a cerimônia foi entregue o 43º Prêmio José Reis de Divulgação Cientifica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ganhadora foi a jornalista e pesquisadora Sabine Righetti. 

O Prêmio José Reis é um estímulo para as iniciativas de pessoas e instituições que buscam aproximar a ciência da sociedade. Concedido anualmente, são três categorias que se alternam a cada edição: Pesquisador e Escritor; Instituição ou Veículo de Comunicação; e Jornalista em Ciência e Tecnologia. Este último foi a categoria do Prêmio de 2023. 

Sabrine Righetti é pesquisadora e concebeu e coordena a Agência Bori, projeto de disseminação da ciência nacional à imprensa do país, lançado em 2020, e escreve periodicamente análises sobre ciência e ensino superior para a Folha de S. Paulo. 

A ministra do MCTI, Luciana Santos, enfatizou que o CNPq é uma das instituições mais estruturantes da política nacional de ciência e tecnologia e caminha na direção apontada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para “que a ciência possa estar a serviço das soluções que o Brasil tanto precisa”. 

SPBC 

A Reunião da SBPC deste ano tem como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. O evento está sendo realizado até dia 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A programação inclui conferências, mesas-redondas e sessões especiais, visando fornecer aos participantes um amplo panorama do que há de melhor em CT&I no País. 

 

2023 07 24 Abertura SBPC 11 site

 

Uma das ações é a SBPC Jovem, que comemora 30 anos em 2023. Nesta grande tenda, os destaques são o Circo da Ciência e o Ciência Móvel, com museus e laboratórios itinerantes de diversos estados do País reunidos no Centro Politécnico da UFPR.  A atividade ainda contará com espaços temáticos como o “Ciência menina”, “Espaço robótica e Arena gamer”, além de exposições interativas, oficinas e bate-papos com cientistas. 

É neste ambiente que o Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, o Mudi, se encaixa, participando do Circo da Ciência e do Ciência Menina. Só a SBPC Jovem já conta com a visita agendada de centenas de escolas de toda região, que levarão cerca de 15 mil pessoas, entre alunos e professores ao evento. 

O grupo do Museu ainda estará presente no estande da Fundação Araucária (FA). Ali serão exibidos audiovisuais sobre as principais iniciativas da Fundação: os Napis, a IAraucária e as Rotas 2040. Os vídeos foram produzidos pela equipe de comunicação do Conexão Ciência – C², projeto de divulgação científica financiado pela Araucária e executado pelo Mudi. O espaço da FA será dividido com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). 

O reitor Leandro Vanalli destacou que "é importante a UEM estar aqui representada na SBPC e pela sua grandeza não pode ficar de fora do evento. Nosso estande apresenta todas as informações da nossa universidade e estar presente nos permite mostrar a importância da ciência e tecnologia e da formação para toda a comunidade. A UEM é destaque na nossa região e em todo o Estado e estamos trazendo para Curitiba exemplos de vários projetos e centros de pesquisa". 

O representante do governador, o secretário Aldo Bona, declarou que "receber no Paraná este encontro com um tema tão pertinente, especialmente no momento em que estamos superando o obscurantismo, nos enche de entusiasmo e expectativa". 

Ações - Estande UEM, na SBPC Jovem 

1. "Bem-estar animal e qualidade dos alimentos derivados de carne e leite para consumo humano” - professor Leandro Dalcin Castilha. 

Considerando a necessidade constante de abordar o Bem-Estar Animal como ciência, com metodologia e sobretudo ética e bom senso, essa atividade buscará trazer questões relacionadas às principais práticas de bem-estar para animais de companhia (Ex.: Cães e Gatos), que devem ser realizadas diariamente em nossos lares, compartilhados com nossos pets. Além disso, serão abordadas as práticas de manejo empregadas na criação dos animais de fazenda (ex: bovinos, suínos, aves), com foco em seu bem-estar e qualidade de vida. 

2. “Show da Termodinâmica” – professor Breno Ferraz de Oliveira. 

Nesta mostra, será usado o nitrogênio na forma líquida, que está uma temperatura de -192ºC, para mostrar algumas propriedades da termodinâmica de maneira muito lúdica e com muita interação com o espectador. Usaremos o nitrogênio para murchar bexigas, congelar folhas de plantas, mimicar um champanhe e, o gran finale, comer salgadinho com nitrogênio líquido. 

3. "Programando um carro autônomo" - professor Breno Ferraz de Oliveira. 

Já nesta ação serão apresentados três carros autônomos. O primeiro, mais sofisticado, faz uso da visão computacional para seguir uma linha verde em um percurso fechado. O segundo, totalmente didático, faz uso de um sensor infravermelho para seguir uma linha preta no formato do símbolo de infinito. E, por fim, um carro que desvia de obstáculos fazendo uso de um sensor ultrassônico, ou seja, usa o mesmo mecanismo de localização de um morcego. Os dois últimos carros, os alunos poderão programar, com a ajuda dos instrutores. 

4. "Projeto Capibaja – Competição Sae Brasil" - professor Júlio César Dainezi de Oliveira. 

O projeto do CAPIBAJA surgiu do interesse de estudantes do curso de Engenharia Mecânica da UEM em participar de uma competição entre cursos de engenharia do país, na qual os alunos desenvolvem atividades de concepção, projeto e construção de um veículo fora de estrada em escala reduzida. 

Quem quiser acompanhar a programação de longe, só acessar www.youtube.com/canalSBPC