CAP UEM site site

Eles participaram do projeto desenvolvendo pesquisas sobre machismo, violência doméstica e assédio na escola

Galeria de fotos

O Colégio de Aplicação (CAP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi escolhido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para receber o Prêmio Nacional Jovem Cientista, pelo Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Ensino médio, intitulado: “Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica no ambiente escolar”, vinculado ao Observatório de Violência de Gênero da UEM e do Núcleo Maria da Penha (Numape). O trabalho foi realizado em sua 4ª edição (2021 e 2022). A entrega do prêmio ocorreu durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba, no final deste mês.

Ao todo seis estudantes do colégio, entre 15 e 17 anos, participaram das atividades do projeto no período que concorreu à premiação, desenvolvendo pesquisas iniciais sobre machismo estrutural, violência doméstica e assédio na escola, assim como materiais didáticos voltados ao público do ensino médio, que possam ser utilizados pela escola, para fomentar o tema dentro do meio escolar.

O projeto foi orientado pelas professoras da UEM, Crishna Mirella de Andrade Correa, coordenadora do projeto de Extensão Observatório de Violência de Gênero e Gláucia Valéria Pinheiro de Brida, coordenadora do Projeto de Extensão do Numape, financiado pela Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti/PR).

A estudante Isabella Mayumi Gondo (CAP) e a professora Crishna Correa, receberam o prêmio em nome da equipe, no dia 24 de julho, em cerimônia dentro da programação da 75ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Sobre: O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade.