Pasquarelli

Trabalho apresentado estuda a migração dos venezuelanos e as políticas públicas aplicadas na cidade de Maringá

O professor-adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, apresentou ontem (31), durante a 8ª edição do Fórum Jovens Cientistas do Brics, realizada em Qheberna, na África do Sul, o trabalho  intitulado “Multilevel Migration Governance Brazil and the Framework of the Interiorization Program of Venezuelan Migrants in the Muncipality of Maringá (PR)” que, em tradução livre, significa "Governança de migração multinível no Brasil no âmbito do programa de interiorização de migrantes venezuelanos no município de Maringá (PR)".

O artigo propõe explorar a estrutura de governança migratória multinível no Brasil examinando a implementação do Programa de Interiorização da Venezuela na cidade de Maringá das instituições, atores e políticas públicas dirigidas à população migrante e aos venezuelanos em especial. Além disso, o estudo analisa como a governança da migração para refugiados ambientais ocorre no país, e se os municípios estão preparados para receber tais migrantes.

O fórum é um congresso científico que, reúne jovens cientistas dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) e visa a troca conhecimentos e experiências em diversas áreas da ciência. O evento prosseguirá até o dia 3 de agosto.

O tema deste ano é “Construindo a parceria Brics – África para aceleração mútua do Crescimento, Desenvolvimento Sustentável e Multilateralismo Inclusivo”.

São 25 brasileiros de diferentes instituições que apresentam seus trabalhos em áreas como mudanças climáticas, economia e agricultura. A escolha dos pesquisadores é feita, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Bruno Pasquarelli, bacharel em Ciências Sociais e Direito, mestre e doutor em Ciência Política, com doutorado sanduíche na Universidade de Oxford, no Reino Unido, compôs o painel “The Future of Society” (O Futuro da Sociedade, em tradução livre).

O evento antecede o Fórum de Ministros de Ciência e Tecnologia dos Brics, que ainda ocorrerá neste mês também na África do Sul.