2021 10 13 Campus UEM Fachada e Iluminação LED Passarela Fachada UEM 3

Delegação da UEM no Eneb conquistou fundos para investir na ciência e na educação

Durante os dias 19 a 21 de julho, ocorreu em São Paulo, no Expo Center Norte, o Enactus Brasil (Eneb), de abrangência nacional. O evento reuniu mais de mil pessoas no Brasil inteiro, entre estudantes, empresários e professores. Em 2023, o Eneb teve um caráter especial: foi o momento da celebração dos 25 anos da Enactus no País, uma organização de nível internacional, comemorando o impacto em mais de 30 mil universitários.

Entre várias competições anunciadas, os alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram destaque ao conquistar cinco premiações. Com essas conquistas, se almeja desenvolver ainda mais os seus projetos, além de investir em soluções inovadoras para impactar mais vidas.

A Liga Principal do Campeonato Nacional é o momento onde se compete pelo título de Campeão Nacional Enactus Brasil. O time da organização na UEM conquistou pela terceira vez o título de semifinalista, ficando entre os 16 melhores e recebendo um suporte de R$ 2.000 para participar do próximo Eneb.

O I Simpósio Nacional de Extensão e VII Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil (I Sinex e VIII Seneseb) têm apoio da empresa impEV. Dos cinco melhores trabalhos, três foram escritos por alunos da UEM. A melhor apresentação, foi realizada pela aluna de Psicologia, Júlia Ferreira com o Guia do Migrante – Ação de Inserção Local para Migrantes Refugiados, sendo reconhecida e premiada no palco do Eneb.

O Projeto Lavi da Enactus UEM foi ganhador do Prêmio ODS 8, promovido pela Enactus Brasil, em parceria com Sumitomo Chemical, para reconhecer iniciativas de universitários que contribuem com o Objetivo Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Criado em 2021, o projeto Lavi tem como objetivo empregar efetivamente imigrantes e refugiados que residem na região de Maringá.

Também tivemos, a primeira edição do “Prêmio Marqueterie de Comunicação – Enactus 25 anos” teve o objetivo de engajar a rede em prol da comemoração de 25 anos da Enactus Brasil. Os três campeões receberam um auxílio financeiro para a viagem até São Paulo participar do Eneb, o time UEM ficou com o terceiro lugar na competição e recebeu um auxílio de R$1500.

Além da 9º edição do Ford C3 – Building Sustainable Communities tem como foco apoiar projetos que abordam as principais questões de Diversidade & Exclusão em cinco macrotemas: gênero, raça, deficiência, idade, orientação sexual ou identidade de gênero. Entre os projetos selecionados está o Dignitá, da Universidade Estadual de Maringá – O Dignitá, surgiu em 2021, de uma parceria de atletas do time da UEM com paratletas de basquete e de handebol da cidade. Ele estimula a utilização da lona vinílica, transformando-a em produtos como ecobags, bolsas de bola (para armazenar diferentes bolas para treinos ou torneios) e bolsas de roda (para guardar as rodas reservas das cadeiras), para uso da comunidade.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)