arte napi ezc 2

Evento busca debater o desenvolvimento sustentável do Paraná, empreendedorismo e inovação no meio acadêmico

Galeria de fotos

O Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza amanhã (10) o lançamento do projeto Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Energia Zero Carbono (NAPI EZC) e dá início ao ciclo de palestras “Inovação e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Sustentável: reflexões e perspectivas no meio acadêmico”. O evento ocorre no Auditório da Biblioteca Central (BCE) das 14h às 17h10.

No evento de extensão serão apresentados os NAPIs, o NAPI EZC, além de duas palestras com os temas “Empreendedorismo no meio acadêmico: como e por quê?” e “Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Empreendedorismo no contexto ESG”. Os palestrantes serão da Fundação Araucária (FA), Luiz Spinosa; da UEM, Ivair Santos e Marcelo Farid; e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Alexandre Urbano.

As inscrições devem ser realizadas por formulário online. O evento também será transmitido no canal da Fundação Araucária no Youtube.

O NAPI ZEC é uma iniciativa inovadora formada por intermédio de uma rede estadual que congrega pesquisadores, estudantes e empreendedores com olhares e ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de base tecnológica e inovadora, pautado no uso de Energias Inteligentes. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são Educação de Qualidade, Energia Limpa e Acessível, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura e Consumo e Produção Responsáveis.

O projeto reúne a UEM e outras instituições públicas paranaenses como a UEL, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) câmpus Paranavaí. Além de incubadoras de empresas, Parques Tecnológicos Industriais e empresas de base tecnológicas, com a finalidade de promover o desenvolvimento de produtos e processos incorporando a EZC.

A equipe da UEM é composta por Ivair Santos, Luiz Fernando Cótica, Gustavo Sanguino Dias, Eduardo Radovanovic, Sandro Lautenchlager, Sílvia Luciana Fávaro, Marcelo Farid Pereira, Breno Ferraz de Oliveira, André Marino Gonçalves e Edson Arpini Miguel.