DEF Vila Esperança 1

Aulas são ministradas por estagiários de Educação Física e acompanhadas por enfermeiras da UBS do bairro

Galeria de fotos

O Projeto de Extensão Cultura Corporal para Idosos (Proccid), coordenado pelo professor Alexandre Miyaki da Silveira, do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), expandiu suas atividades no mês de julho, para a comunidade da Vila Esperança, e começou a atender idosos na associação do bairro.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, comentou que antes mesmo da posse da nova gestão chegou para ele uma demanda de aproximar a UEM da Vila Esperança. Era uma promessa de campanha da atual administração da UEM.

O projeto está focado em propostas estratégicas voltadas para a comunidade e “quando assumimos o presidente da Associação dos Aposentados, Odair Menegassi, apresentou um quadro dramático, porque a vila é uma comunidade que está tão próxima à universidade, dividimos fronteiras, e, ao mesmo tempo, tão longe. A UEM não tinha nenhuma ação, nenhum projeto nessa coletividade, então buscamos como atender essa demanda, onde em conversa com o professor Alexandre chegamos a ginástica para terceira idade”, afirma Silva.

Segundo o professor Miyaki, “muitos moradores afirmam que só passam dentro da UEM como forma de caminho e que nunca procuraram nenhum tipo de atividade ou serviço. Por serem pessoas carentes e muitas vezes com baixa escolaridade, percebem a instituição como algo intocável para eles. O professor Silva nos procurou e aceitamos o desafio de levar as atividades da instituição para essa comunidade, principalmente para os idosos”.

O projeto, que existe desde 2013, oferece atividades de ginástica, ritmos e balé e atende, aproximadamente, 120 idosos anualmente nos espaços físicos da UEM. No mês de julho iniciou uma turma de ginástica para idosos na Associação de Aposentados da Vila Esperança.

A turma começou pequena e hoje conta com aproximadamente 20 alunas idosas. As aulas são ministradas por estagiários de Educação Física e acompanhadas por enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Esperança. As aulas ocorrem nas terças e sextas-feiras, das 15h30 às 16h30. Muitos idosos foram indicados pelo posto de saúde que fica ao lado e precisam praticar algum tipo de exercício.

Menegassi confirma que “estamos tendo uma boa adesão as aulas, ministradas pelos professores da UEM. Em breve vamos fazer novas parcerias para implantação de novos eventos em áreas como educação, esporte e cultura. Nós, da associação dos aposentados, e da associação de moradores, agradecemos imensamente a UEM, e todos os envolvidos, pelo empenho e dedicação”.

Após um mês de funcionamento, foi percebido um aumento gradativo de participantes e a possibilidade de abertura de novas turmas. A oferta de atividades direcionadas para idosos visando a melhoria da qualidade de vida dos mesmos é um dos objetivos do projeto que pretende expandir as turmas e modalidades na associação. Para os próximos meses, está para ser ofertada aulas de Aikidô.

Sobre: O Aikidô é uma arte marcial japonesa e tem como principal objetivo a integração entre o corpo e a mente.