2023 08 12 Evento Espaço Saúde 2 Capa

Com parceria da Prefeitura de Maringá, foram realizadas atividades gratuitas de assistência e cuidados com a saúde

Imagens cedidas CCS/divulgação

No último sábado (12), acadêmicos e docentes dos cursos das áreas de saúde da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participaram de atividades do evento de extensão “Espaço Saúde – UEM Comunidade”, promovido em conjunto com a Prefeitura Municipal de Maringá, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul/Policlínica.

O evento contou com a participação de autoridades do poder executivo e legislativo do município. A parceria permitiu acesso da comunidade para serviços de saúde gratuitos, fortaleceu o vínculo da universidade com a comunidade e a formação social aos acadêmicos participantes.

O projeto está associado à disciplina de Atenção em Saúde, com a participação do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT), Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), Departamento de Ciências Básicas de Saúde (DBS), Departamento de Enfermagem (DEN), Departamento de Farmácia (DFA), Departamento de Medicina (DMD), Departamento de Educação Física (DEF), Departamento de Odontologia (DOD) e Departamento de Psicologia (DPI).

Entre as atividades realizadas estão: a assistência e cuidados em saúde como medidas de glicemia; avaliação antropométrica; medidas de flexibilidade corporal; medidas de força; avaliação de índice de massa corporal (IMC); medidas de pressão arterial e divulgação sobre saúde mental.

Além disso, foram apresentadas as três fases do leite materno (colostro, transicional e maduro) ressaltando a importância do aleitamento materno às gestantes e lactantes. Também foi ensinada a manobra de Heimlich, importante técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que impeça a pessoa de respirar.

Segundo a diretora adjunta do Centro de Ciências de Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques, o evento ganha destaque no momento em que a universidade realiza atividades extensionistas, atendendo diretamente a população, mostrando a importância das ações universitárias e o seu papel frente a sociedade da região.

O coordenador da disciplina de Atenção em Saúde, Roberto Kenji Nakamura Cuman, destaca a importância das atividades de extensão ao currículo dos cursos de graduação e a parceria do CCS integrado a Secretaria de Saúde e ao município de Maringá.

O próximo evento será em setembro na Unidade Básica Morangueira, com a realização de atividades sob a temática Saúde Mental.