menarquia

Objetivo é chamar atenção para higiene menstrual ao longo da história e o impacto dos absorventes no ambiente

Nesta quinta-feira (24), ocorre o lançamento da exposição virtual - “Menarquia – absorvendo ideias sobre menstruação”. A iniciativa é coordenada pela professora Sônia Trannin de Mello, do Departamento de Ciência Morfológicas, da Universidade Estadual de Maringá (DCM/UEM). A mostra nasceu de uma longa e minuciosa pesquisa, fruto de uma licença sabática da professora, que desencadeou a necessidade de falar abertamente sobre o período menstrual, assunto que ainda carrega mitos e preconceitos.

A exposição faz uma viagem ao longo da história, recheada de informações que ajudam a repensar os tabus acerca da menstruação, que acompanham a humanidade durante séculos. Tudo isso por meio de uma coletânea de textos, imagens, vídeos e reflexões sobre o período menstrual e o papel que ele desempenha culturalmente no imaginário social em diferentes contextos. “Para contar essa história, senti a necessidade de percorrer uma linha do tempo que se iniciou na pré-história e caminha até os dias atuais, mas, nem todo o conteúdo estudado foi incluído”, relata a professora Sônia, curadora da exposição.

A produção do material foi feita com a colaboração do professor Tiago Lucena e alunos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM, que auxiliaram no desenvolvimento do site e na organização dos materiais. A ideia é de uma exposição dinâmica, com atualizações constantes para que pessoas que menstruam, ou aquelas que desejam ficar por dentro do assunto, possam ter uma visão positiva sobre o período menstrual.

“Pretendemos manter uma atualização constante, inclusive, nosso próximo passo será a inserção de acessibilidade para cegos e surdos. E, claro, continuar com nosso trabalho de sensibilização em relação ao impacto negativo dos absorventes descartáveis no ambiente e as opções ecológicas disponíveis”, completa Trannin.

Para conferir a exposição imperdível acesse o site, nesse link.