UEMfaixada2023

Ambos os cursos foram avaliados e aprovados pela Capes e obtiveram nota 4, o score vai até a nota 7

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) teve mais dois cursos de doutorados aprovados, na última reunião do colegiado, do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior (CTC/EB), que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação. Os cursos aprovados da UEM foram publicados ontem (28) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Tratam-se dos doutorados em Ciências Sociais (CCH/UEM) e em Bioenergia (CTC/UEM). Ambos os cursos foram avaliados pela Capes com nota 4, cujo score vai até 7.

O doutorado em Bioenergia - aprovado na área Interdisciplinar - atuará por meio de uma rede - com outras cinco instituições do Paraná: UFPR, UEL, Unicentro, Unioeste e UEPG. Com mais essa aprovação, a UEM possui 34 cursos de Doutorados, 56 cursos de Mestrados, sendo 44 acadêmicos e 12 profissionais. Na região Sul, a instituição aparece em primeiro lugar entre as Estaduais que mais oferta cursos de pós-graduação e, assume a 5ª posição entre todas (UFPR,UFRGS, UFSM e UFSC). Vale ressaltar que a Capes recebeu 1.054 propostas de cursos novos. A expressiva quantidade fez com que o colegiado analisasse os pedidos em diversos encontros. Somente neste ano foram aprovados cinco novos cursos de doutorado para a UEM.

Para o diretor de Pós-Graduação (PPG/UEM), Carlos Humberto Martins, "a aprovação desses novos doutorados na instituição é extremamente significativa, uma vez que aponta o crescimento e a consolidação da pós-graduação e nos coloca na liderança em relação ao número de cursos ofertados entre as Universidades Estaduais da região Sul do País com 90 cursos de mestrados e doutorados aprovados pela Capes e a 5ª entre todas as Universidades da Região Sul".

Durante a reunião realizada entre os dias 14 a 18 deste mês em Brasília (DF), o Conselho ressaltou ainda a importância da retomada do grupo, após seis anos sem reuniões. "Um momento considerado histórico da retomada do CTC-EB em que os dois Conselhos Técnico-Científicos, da Educação Básica (EB) e do Ensino Superior (ES) participaram dessa reunião, já que o CTC/EB apoia a CAPES na avaliação e melhorias nas ações e programas de formação de professores. Também durante a reunião foram apresentados projetos que a Fundação desenvolvem para que a formação responda às necessidades da sociedade “com profissionais que vão conduzir o Brasil para o caminho das atuais demandas", disse Mercedes Bustamante, presidente da Fundação.

Etapas: A APCN é a primeira fase para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia. Já o CTC é o colegiado da CAPES que delibera sobre as atividades de avaliação da pós-graduação, como as propostas de cursos novos (APCN) e a avaliação de permanência dos programas de pós-graduação. O Conselho também colabora na elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) e propõe estudos e diretrizes para o aprimoramento das atividades da Fundação. (*Fonte: Capes)