2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1589

Título foi concedido a poucas pessoas até hoje, que se destacaram por sua virtude, mérito ou serviços prestados

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou ontem (28), no auditório do Biblioteca Central (BCE), solenidade em homenagem ao professor e pesquisador Basílio Baccarin, que recebeu o título de Doutor Honoris Causa, por sua relevante contribuição para a criação, reconhecimento e estruturação da UEM.

Este é o sétimo título concedido até hoje pela instituição, pois o mesmo é destinado a personalidades consideradas eminentes, que se destacaram por sua virtude, mérito ou serviços prestados. O professor Baccarin teve envolvimento direto na criação da universidade e de alguns dos primeiros cursos.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1881

Formado em História Natural e em Farmácia e Bioquímica, o professor foi uma das pessoas mais influentes dos primeiros anos da universidade e sugeriu a criação de alguns dos primeiros cursos, como os de Farmácia e Bioquímica, Educação Física, Zootecnia e Agronomia.

Em quase 60 anos de profissão, ele foi professor e diretor do primeiro colégio da cidade, o Gastão Vidigal, onde se juntou a outros professores pioneiros para, em 1967, lançar as bases da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maringá, criada com intenção de formar professores para os ginásios e colégios de Maringá e região, que acabou perpetrando papel fundamental na criação da UEM. Participaram ainda da formação da universidade as faculdades de Direito, criada em 1965, e de Ciências Econômicas e Contábeis, criada em 1959.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1895

Professor Baccarin foi um dos principais responsáveis por mudanças significativas na profissão, trabalhando exaustivamente para que o farmacêutico assumisse o seu papel, por meio de sua permanência nos estabelecimentos farmacêuticos. Ele foi determinante para os rumos da profissão farmacêutica no estado do Paraná e definitiva para firmar o Conselho Regional de Farmácia (CRF), como referência em fiscalização no país.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1410

Em forma de poesia, a vice-reitora Gisele Mendes fez um pronunciamento homenageando o professor. “De tanta labuta junto a visionários, empenhou-se sem cessar na fundação do que é hoje a Universidade Estadual de Maringá, mais tarde criava, enquanto crescia a UEM, Agronomia, Zootecnia e dizia: ainda irá ter veterinária também. Formava futuros doutores durante a repressão, mas a ditadura não calava seu coração. Estudioso, mestre de sempre, amigo dos alunos, enfim, um grande docente. Grande mestre, símbolo de perseverança, pessoa amada por todos, e que sempre trouxe esperança, que receba agora de nossas mãos o merecido título, que nunca teve sobre nenhuma orientação, com extrema alegria, a UEM resolve assim, conceder hoje o título de Doutor Honoris causa ao Mestre Baccarin”.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1483

O reitor Leandro Vanalli cumprimentou todos os presentes, e citou um versículo que aborda os heróis da fé, “a nossa universidade tem heróis e um herói partiu uma vez sem saber para onde ir, mas partiu mesmo assim, e essa é a história de cada um de nós aqui na UEM, pois a UEM precisa de nós, e então partamos, e tenhamos a coragem de fazer coisas novas, tanto na comunidade externa quanto aqui na instituição, sempre obedecendo às regras que devem ser seguidas, mas aqui há espaço para coragem e para o crescimento. E hoje, ao homenagear o professor Baccarin, nós temos que resgatar esse papel, que o líder nunca encerra o seu projeto, porque tudo nasce de uma boa ideia”.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1654

O Professor Baccarin, muito emocionado com a homenagem, agradeceu a todos os presentes e contou um pouco de sua jornada na educação e na academia. E finalizou, “eu quero agradecer profundamente todos que participaram da minha iniciativa e do processo dessa significativa homenagem, ao longo dos meus 88 anos jamais esperava ser agraciado pelo mais importante título desta universidade, que eternamente será residência em meu coração”. Foi aplaudido em pé por todos os presentes.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1530

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli, a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto, a chefe do Departamento de Agronomia (DAG), Maria Celeste Gonçalves Vidigal e o professor e proponente da homenagem, William Mário de Carvalho Nunes.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1537

Também estiveram presentes: diretor do gabinete do prefeito de Maringá, Luiz Neto; representando o prefeito de Maringá, a secretária de Educação, Nayara Caruzo; a presidência da Câmara Municipal, a vereadora Ana Lúcia Rodrigues; o diretor do Colégio Gastão Vidigal, Sérgio Martinhago; o chefe-regional da Casa Civil em Maringá, Cido Lopes; reitores das gestões anteriores, Neumar Adélio Godoy, Paulo Roberto Pereira de Souza, Décio Sperandio, Luiz Antonio de Souza, Neusa Altoé, Gilberto Cesar Pavanelli, Julio Santiago Prates Filho; diretores dos Centros de Ensino que compõem o Conselho de Administração (CAD), pró-reitores; diretores dos câmpus regionais; diretores administrativos; assessores, chefes; prefeita do câmpus; procurador geral; chefes de departamento; coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação; agentes universitários; coordenadores dos cursos de graduação e de pós-graduação e familiares, amigos e amigas do homenageado e demais convidados.

2023 08 28 Professor Bacarim Doutor Honoris Causa 1261

A cerimônia contou ainda com a participação especial do Coro Escola Universitário, sob a regência da professora Andreia Anhezini e das professoras Andreia Veber, Andreia Chináglia e Deise Fragoso.