image 7

Objetivo é avaliar e divulgar projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos por bolsistas participantes do Pibiti 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PPG) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizam o XIII Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti) e visam avaliar e divulgar os projetos de iniciação tecnológica desenvolvidos pelos bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Pibiti). 

O evento é fruto do esforço coletivo das instituições: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e é realizado a cada ano em uma dessas instituições. A edição deste ano tem a UEM como anfitriã e a PPG e o NIT como organizadores, terá como tema central "Da ideia ao mercado". 

O programa é mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e pelas próprias universidades. 

As instituições do sistema estadual de ensino superior do estado têm importância fundamental no desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural das regiões nas quais estão inseridas, contribuindo para colocar no mercado cidadãos técnicos com características empreendedoras, participativos e críticos, que serão responsáveis pelo avanço tecnológico, por meio da implantação de soluções inovadoras em seus locais de trabalho. 

A UEM e as demais universidades consideram que a cooperação Universidade-Empresa-Governo é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para garantir a difusão da inovação e o desenvolvimento tecnológico, nas mais variadas empresas. 

Os bolsistas participantes do Pibiti do ciclo 2022/2023 devem apresentar os resultados de seus projetos no evento que acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro deste ano. 

As inscrições para os bolsistas apresentadores foram prorrogadas até o dia 15 de setembro e os ouvintes poderão se inscrever no período de 1º a 29 de setembro. 

Para mais informações, acesse aqui.