2023 09 13 Mostra de Profissoes Terminal Modal 2493

Professores e alunos estão divulgando materiais e atividades dos cursos; evento ocorre no Terminal Intermodal

Galeria de Fotos

Começou hoje (13), a Mostra de Profissões da Prefeitura de Maringá, no piso superior do Terminal Intermodal Urbano. Com atividades e materiais expositivos de diferentes cursos, a Mostra, que ocorre nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), se destina a alunos, pré-vestibulandos e professores das escolas de Maringá e região, além da comunidade em geral.  

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está representada pelos cursos de Geografia, Filosofia, Direito, Artes Cênicas, Núcleo de Educação a Distância (Nead), Artes Visuais, Educação Física, Biotecnologia, Farmácia, Agronomia, Zootecnia, Física, Matemática e pelas graduações que integram o Centro de Tecnologia (CTC). 

Para a diretora de Ensino e Graduação da UEM, Glaciane Mashiba, o evento é uma oportunidade para conscientizar os postulantes a uma vaga em curso de ensino superior, auxiliando-os na escolha de suas futuras profissões. “Achei muito explicativo, me tirou muitas dúvidas e to quase escolhendo meu curso” comentou a aluna Monique do Colégio Estadual Tânia Varella Ferreira. 

2023 09 13 Mostra de Profissoes Terminal Modal 2756

Por meio da troca de conversas sobre como é a prática de determinada profissão, as expectativas esperadas e a grade curricular de determinado curso, é possível notar como as escolas estão distantes em alguns aspectos da universidade, aponta Ricardo Augusto de Lima, professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do curso de Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro. “Mas, ao mesmo tempo, é entusiasmante de ver o interesse dos alunos pelas possibilidades de graduações” disse Lima. 

O professor-adjunto do Departamento de Matemática (DMA), Eduardo de Amorim Neves, menciona que “O evento é um meio de conhecer as possibilidades de carreiras e as áreas de atuação. Como exemplo, na matemática, a pessoa pode trabalhar no mercado financeiro, na indústria, em setores que envolvam tecnologia e engenharia”. 

Ao todo 15 instituições de ensino estão participando. A vice-reitora Gisele Mendes esteve presente na cerimônia de abertura e conheceu os estandes da UEM. Ela destaca que é uma oportunidade de extensão das universidades saírem de seus espaços e mostrar para a comunidade a importância de fazer um curso superior. 

2023 09 13 Mostra de Profissoes Terminal Modal 2801 site

O prefeito de Maringá Ulisses Maia parabenizou a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes, responsável pela organização do evento, e reforçou o papel do evento em auxiliar e inspirar os estudantes nessa etapa de decisões.

“Tá sendo incrível, eu consegui descobrir o meu tipo sanguíneo. É muito interessante porque as escolas não tem suporte adequado para apresentar todas as profissões para o jovem. Essa Mostra tá sendo muito importante para quem está com dúvidas, a pessoa olha e se identifica com as carreiras”, contou Giovana, estudante do terceiro ano do ensino médio, do Colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)