WhatsApp Image 2023 09 13 at 15.58.07

Ele debateu, a convite da ONU, do governo federal e da FGV, os desafios da agenda de agricultura urbana e periurbana

O professor, Ednaldo Michellon, do Departamento de Agronomia (DAG), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez parte, hoje (13), de uma mesa-redonda no evento nacional do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.

PHOTO 2023 09 13 11 07 02

Ao lado de outras autoridades nacionais na área, Michelon, coordenador do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP) da UEM, debateu as “Oportunidades e desafios de agenda de AUP”, tema da mesa.

O debate reuniu, ainda, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; a representante do Coletivo Nacional de AUP, Daniela Adil; a secretária-executiva de Agricultura Urbana de Recife, Adriana Figueira; o coordenador de Agricultura do Distrito Federal, Rogério Viana; e o pesquisador do Instituto Polis, Rogério Viana.

Organizado por vários parceiros, incluindo o governo federal, e composto de outras atividades, entre eles um seminário, o evento visou discutir a promoção da segurança alimentar, a inclusão socioeconômica e a resiliência climática das cidades.

PHOTO 2023 09 13 11 06 22

Michelon participou a convite dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e do Trabalho e Emprego (MTE), juntamente com o Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Centro de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).

O Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana tem o objetivo de promover a agricultura sustentável nas áreas urbanas e regiões periurbanas, o acesso à alimentação saudável e a garantia da segurança alimentar e nutricional da população urbana e também a garantia da inclusão socioeconômica e a geração de renda, dentre outros.