logo encontro secretarias uem

Evento sobre importância de suas atividades e o reconhecimento de todos que constroem o ensino superior público

Galeria de fotos

O reitor, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, participaram hoje (14), da abertura do 3º Encontro de Secretários da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRH), por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), no Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), no Bloco B33, do câmpus sede.

O evento permite estreitar as amizades, rever amigos antigos, fazer novos, dar risadas, para terem a certeza da importância de suas atividades e o reconhecimento de todos que trabalham e constroem o ensino superior público do estado do Paraná.

Eder

Eder Adão Rossato, diretor do DRH, agradeceu a presença de todos e afirmou que os secretários são o coração da UEM, “porque nada acontece sem o trabalho de vocês. Vocês fazem a interação, a mediação, e vocês é que são a ponte. Quem trabalha no departamento, tem que entender da UEM inteira, entender de tudo, desde a pesquisa, do ensino, da pressão do serviço, de recursos humanos e de convênios. Então o que nós queremos e pretendemos seguir é estar sempre ouvindo vocês, acolhendo vocês de braços abertos para que a gente possa amenizar as preocupações de vocês e fazer que a cada dia mais possam estar sendo acolhidos e sentir que não estão sozinhos”.

Zé Maria

Para o pró-reitor do PRH, José Maria de Oliveira Marques, o objetivo desse encontro não é somente para a capacitação dos servidores, “mas principalmente proporcionar um momento de lazer, de confraternização e de descontração daqueles e daquelas que fazem parte do nosso dia a dia, importantes para a nossa existência”.

2023 09 14 Encontro de Secretarios Gisele

A vice-reitora Gisele Mendes falou da importância do saber se relacionar com o outro e os limites dessa relação, “que muitas vezes a gente pensa, eu posso falar isso, eu posso fazer isso e está tudo bem, não, não está tudo bem, bullying, assédio moral, tudo isso, infelizmente, são realidades muito cruéis, como assédio. E a gente faz, não através da repressão, o combate a essas formas, infelizmente no relacionamento entre os seres humanos, a gente faz através da prevenção, por meio de encontros como esse, falando o que é, o que pode, o que não pode, os limites daquilo que, entre aquilo que é lícito e ilícito”.

2023 09 14 Encontro de Secretarios Vanalli

Segundo o reitor Leandro Vanalli, os secretários são uma bênção para a nossa universidade, “milagres acontecem todos os dias, muitas vezes nós conseguimos percebê-los, outras não. Vocês são agentes de milagres todos os dias. E o que é o serviço público? É um agente transformador de realidade. Todos os dias nós nos deparamos com situações difíceis, e somos convocados pelo serviço público a transformarmos realidades. Aquilo que está real e não é tão bom, através do nosso trabalho, pode se tornar melhor. E vocês (secretários) fazem isso todos os dias para os nossos estudantes, para os nossos cursos, para os nossos departamentos, para os nossos centros. Porque transformar a realidade exige um processo, e esse processo muitas vezes nós trabalhamos nele, na mente, em silêncio e depois com as mãos, e depois apresentando, evidentemente à nossa universidade, como tem que ser, na defesa, na transparência e no diálogo”.

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli; a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho; a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luísa Furlan Costa; o pró-reitor do PRH, José Maria de Oliveira Marques; o diretor do DRH, Eder Adão Rossato e a assessora de gestão de RH, Lucília Amaral Fontari

Também estiveram presentes: agentes universitários, das secretarias e de toda estrutura universitária, profissionais da imprensa e demais convidados.

Histórico

De 1998 até 2015, o encontro de secretários era realizado por meio de uma parceria entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do estado do Paraná. Na impossibilidade de continuar realizando encontro estaduais, a UEM vem promovendo encontros locais para expressar todo respeito e gratidão àqueles que, quase sempre de forma anônima, abrem os caminhos das universidades, atendem toda comunidade interna e externa e fazer girar as rodas do desenvolvimento educacional.