Dep. Física

São 10 vagas e podem participar professores de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental

O Programa de Pós-Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), em que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) por meio do Departamento de Física (DFI) é um dos polos, está com inscrições abertas para a turma de 2024, até o dia 15 de outubro deste ano.

O MNPEF é um curso de pós-graduação em rede nacional, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ofertado em Polos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país. O programa é coordenado por uma Comissão de Pós-Graduação, que designa a Comissão de Seleção Nacional para dar andamento ao processo seletivo nacional.

São 10 vagas para processo seletivo na UEM, e podem participar professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no nível fundamental.

A inscrição para o processo seletivo será realizada de forma on-line, devendo o candidato preencher o formulário eletrônico disponível neste endereço. O valor é de R$ 70 e o candidato deverá efetuar o depósito referente a inscrição dentro do prazo estipulado no edital.

O processo seletivo será realizado em um dos dois grupos:

Grupo 1: A primeira etapa consistirá de uma prova escrita nacional e a segunda etapa consistirá de uma prova de defesa de memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Grupo 2: A primeira etapa consistirá de uma prova de análise de currículo e a segunda etapa consistirá de uma prova de defesa de memorial, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

O Grupo 1 é destinado à ampla concorrência e os candidatos aprovados preencherão 70% das vagas disponíveis no polo. O Grupo 2 é destinado a docentes com no mínimo 15 anos de atuação em sala de aula e portadores de diploma de Licenciatura em Física e/ou Ensino de Ciências. Os candidatos aprovados neste grupo preencherão 30% das vagas disponíveis em cada polo.

O candidato deverá optar pela participação em um dos dois grupos, indicando sua opção no ato da inscrição. As listas finais, por grupos, dos candidatos classificados serão divulgadas por meio deste link.

Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.