IMG 20230416 183624272 1

Praça do Céu e novo planetário serão polos de divulgações científicas e conexões com a rede pública de ensino

O projeto Parque da Ciência “COELESTIUM SCIENTIAE”: Praça do Céu e Planetário “Professor Carlos Alfredo Argüello”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi contemplado pela chamada do edital Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais - 01/2022, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Segundo o professor do Departamento de Física e coordenador do projeto, Marcos Cesar Danhoni Neves, o objetivo é a construção de uma Praça do Céu, localizada entre o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e a Estação Meteorológica, para observação astronômica a “olho nu” e com o uso de telescópios, e do novo planetário, cuja construção da cúpula está prevista em sete metros de diâmetro, acomodação para até 80 pessoas e terá projeção digital.

Proposta da planta Praça do Céu

praça do céu

Proposta da planta Planetário

PLANTA 1

“Será um polo de divulgação científica e turística para a cidade de Maringá com a possibilidade de entrelaçamentos dos cursos de graduação da UEM e de estudantes da rede pública de ensino”, comenta Danhoni.

A UEM já possui o planetário Circus Stellarium, localizado ao lado Bloco F-67, no câmpus-sede. A estrutura atual possui uma cúpula de 6 metros de diâmetro e projeção analógica.

planetário

Professor contemplado pelo edital Marcos Danhoni e alunos do curso do Física no atual planetário

A nova obra será possível por meio do recurso disponibilizado pelo edital de até R$ 299.927,03, além de recursos extras de outro edital aprovado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / MCTI / Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) - Nº 39/2022 - Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)