Capa 2

Evento visa apresentar e discutir, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM

Galeria de fotos

Foi realizada hoje (2), às 8h30, no Auditório da Biblioteca Central (BCE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a cerimônia de abertura do 6º Encontro Anual de Extensão Universitária (Eaex). É um evento de natureza multidisciplinar que congrega todas as áreas de conhecimento, classificadas no âmbito da extensão nacional em: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho. 

O evento visa apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no âmbito da UEM. 

O reitor Leandro Vanalli, no uso de sua palavra, afirmou que, “a UEM é movimento, nós existimos para que esses movimentos de desenvolvimento humano, social, regional, em todos os seus aspectos, ocorram dia a dia. E a extensão representa isso, o impacto na vida das pessoas. A UEM faz muito bem em todas as áreas do conhecimento. Eu tenho dito em alguns lugares que visito como reitor, a alguns prefeitos e algumas lideranças, o que o teu município, o que a tua instituição precisa, a UEM tem e faz melhor do que qualquer outra. Então esse é o sentido da extensão, e ele tem cumprido muito bem essa bela missão”. 

A diretora de Extensão, Crishna Mirella de Andrade Correa, relatou que temos hoje na UEM cerca de 300 projetos de extensão em andamento e mais de 700 ações, no que se refere a cursos e eventos, totalizando cerca de mil ações extensionistas por ano. “Neste encontro, que começa hoje, pretende-se apresentar os resultados obtidos dentro desses projetos, tivemos 306 inscrições para trabalhos, sendo 100 deles na área da saúde, muitos frutos dos trabalhos desenvolvidos com o setor de educação do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), que é, obviamente, um orgulho para todos nós da UEM”. 

Para o diretor de Cultura, André Luis Rosa, “essas 306 inscrições para trabalhos demonstram a potência que a UEM tem. A potência em uma dimensão estratégica hoje na universidade, o qual é a extensão. Nós temos que entender que cada vez mais é um movimento necessário a universidade não só se abrir para receber a comunidade, a diversidade de pessoas, de produções, de saberes, de formas e modos de gestar a vida, dentro do seu espaço, como nós temos também que sair, ir ao encontro de todos esses outros saberes, outras formas de conhecimento, outras maneiras de agregar. Esse movimento de ida e volta tem sido muito intenso e eu acho que nós temos que ainda mais ampliar”. 

O pró-reitor de Extensão e de Cultura, Rafael da Silva, disse que todos que chegam a PEC, com alguma demanda, são recebidos e acolhidos e sempre estamos atendendo. “Nossos editais de bolsas, a demanda simplesmente dobrou, isso é importante, mostra que o caminho que adotamos, que busca ampliar os recursos é fundamental, o próprio evento triplicou em termos de trabalhos inscritos, e isso mostra que a comunicação tem sido cada vez mais efetiva, graças a toda reestruturação e aos bolsistas que fazem parte da PEC. Então temos muitos desafios pela frente, mas com essa equipe aguerrida e com o apoio dos diversos setores da UEM, fundamentais para efetivação do nosso trabalho”.   

Compuseram a mesa de honra: o reitor, Leandro Vanalli; o coordenador de Ensino Superior da Secretaria Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), representando o secretário, Aldo Bona, Fabiano Gonçalves Costa; a secretária de Educação de Maringá, Nayara Malheiros Caruzzo; o pró-reitor de Extensão e de Cultura (PEC), Rafael da Silva; a diretora de Extensão (DEX), Crishna Mirella de Andrade Correa e o diretor de Cultura (DCU), André Luis Rosa. 

Também estiveram presentes: o coordenador Estadual do Paraná Mais Orgânico, Ednaldo Michelon; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco; o diretor de Pesquisa (representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Mauro Ravagnani), Marcos Luciano; a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; a diretora-adjunta do CCH, Erica Fernandes Alves; a diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; o diretor-adjunto do Centro de Tecnologia (CTC), Edwin Cardoza Galdamez; a diretora Especial de Ensino, Pesquisa e Extensão do HUM, Gisleine Elisa Cavalcante da Silva e a assessora Especial de Articulação de Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodorigues.

Os presentes na cerimônia desfrutaram da apresentação da Orquestra de Câmara da UEM.