AM4A4387

90 celulares foram entregues à Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU); uso servirá aos candidatos

Imagens: Mileny Melo

Galeria de fotos

Os equipamentos celulares foram apreendidos pela Receita Federal e doados para a Universidade Estadual de Maringá. A entrega foi realizada no prédio da Receita Federal de Maringá, na última segunda-feira (dia 25).

Participaram da formalização da entrega: o delegado da Receita Federal (RF), Marcos Wanderley de Souza, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, Gislaine Camila Lapasini Leal, do Escritório de Projetos e Processos (EPP/UEM), além de Ednei Aparecido Santulo, coordenador da Comissão de Vestibular Unificado (CVU), entre outros.

Dos 100 celulares doados à UEM, 90 celulares foram destinados para a  Comissão Central de Vestibular Unificado (CVU), cujos equipamentos serão usados para os novos concursos vestibulares da instituição e ao Processo de Avaliação Seriada (PAS/UEM) com a finalidade de reconhecimento facial dos candidatos e uso ao atendimento específico para a realização da prova, como explicou Ednei Santulo, coordenador da CVU.

De acordo com ele, a CVU já dispunha de 100 aparelhos para esse fim e que foram utilizados no Vestibular de Inverno 2023, porém essa quantia seria insuficiente para o PAS, cujo número de candidatos é superior ao do Vestibular. Ele também explicou que os aparelhos usados no atendimento específico servirão para a gravação de toda a realização da prova dos inscritos que são aplicadas em sala individual e que necessitam de transcritor, intérprete de Libras ou outro profissional que interfira diretamente na transmissão dos conteúdos dela ao aluno ou na resposta dada por ele. "A finalidade da gravação é certificar-se de que o candidato não foi favorecido ou prejudicado pela intervenção desses profissionais no momento da realização da prova, garantindo a lisura do processo", afirmou. Santulo acrescentou ainda que essa é uma demanda crescente a cada ano.