Conexão 5.10 site

Ela vai relatar um pouco de sua história e como a ciência, a pesquisa e a UEM entraram em sua vida

Nesta sexta-feira (6), às 9h, o programa Conexão UEM vai debater o tema: “Fomento à pesquisa no Paraná: Professora da UEM é a primeira mulher honorária da Microeletrônica”.

Participam do programa a vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes; o presidente da Fundação Araucária (FA), Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, Ramiro Wahrhaftig e a professora presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e líder do Manna Team, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon. A apresentação fica a cargo do comunicólogo da rádio UEM FM, Marcelo Henrique Galdioli.

A professora do Departamento de Informática (DIN), Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, líder inspiradora do Manna Team, projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), se tornou a primeira mulher honorária em microeletrônica em mais de 50 anos da área no Brasil. foi indicada para esta honraria por pessoas altamente qualificadas e que desempenharam ou desempenham importantes cargos e funções no governo, órgãos de fomento e academia.

Linnyer vai relatar um pouco de sua história: como a ciência, a pesquisa e a UEM entraram em sua vida; de seu pioneirismo em várias áreas de pesquisa; como líder inspiradora do Manna Team, explicar o que é o projeto e como ele atua. O presidente da FA, vai falar sobre a fundação e como ela atua no estado e como é a parceria com o Manna Team; com se dá o fomento à pesquisa no Paraná, especialmente nas universidades estaduais, e como são operacionalizadas as ações. Essas e outras questões serão respondidas no Conexão UEM.

A proposta do programa é manter um espaço de diálogo entre a universidade e a comunidade, incluindo temas relevantes, a fim de promover reflexões em diversas áreas de conhecimentos.

Serviço: O "Conexão UEM" é transmitido, ao vivo, todas às sextas-feiras, às 9 horas, pelo canal da UEM TV, no YouTube, pela rádio UEM FM (106,9). Além do Instagram @uemfm; @oficialuem e no Spotify.