Arte Portal 1 825x470 1

Metodologia desenvolvida pelo Grupo de Estudos do Lazer da UEM foi apresentada por Giuliano Pimentel

Nos dias 4 a 6 de outubro, o professor do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual de Maringá, Giuliano Pimentel, representou a UEM no 6º Congresso Municipal de Educação, na cidade de São Paulo. O evento idealizado por Paulo Freire quando foi secretário de Educação do município, no mandato de 1989 a 1992, abordou o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”.

Pimentel, junto com os professores Francisco Finardi e Dimitri Wuo Pereira, foi convidado da sessão “aventura como prática corporal na escola” em que foram selecionadas as iniciativas de maior impacto no país. Os três estão entre os coautores do livro “Aprendendo práticas corporais de aventura na educação física: da escola à universidade”, obra referência em São Paulo para formação continuada de professores. Desde a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a aventura se tornou conteúdo obrigatório para as aulas de Educação Física.

giuliano educacao fisica site

Giuliano Pimentel também é coordenador do Grupos de Estudos Práticos do Lazer

A experiência da UEM também contou em função dos procedimentos metodológicos inéditos, desenvolvidos pelo Grupo de Estudos do Lazer (GEL), coordenado por Pimentel. Entre as inovações do modelo está a efetividade da educação multidisciplinar, um modelo pedagógico de gestão de riscos e proposição de material didático para a especificidade do conteúdo. Esses procedimentos já foram objeto de adoção em diferentes municípios, bem como são ofertados à comunidade local por meio do projeto de extensão Escola de Aventuras.

O congresso, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), destacou novas demandas sociais, como Educação Antirracista e Matemática, promovendo rodas de conversa sobre diversidade, cultura e arte como caminho para a educação integral e políticas públicas para pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). O evento, reuniu, por três dias, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas e oficinas.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)