Projeto Seda

Projeto internacional contribui com a redução da pobreza na América Latina e Caribe por meio da Sericicultura

Na manhã desta segunda-feira (16), a professora do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC), Maria Aparecida Fernandez, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC), Marco Aurélio Schüler de Oliveira e o professor do câmpus de Umuarama e do PBC, Flávio Augusto Vicente Seixas, foram recebidos, no Gabinete da Reitoria, pela vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes. Eles apresentaram uma menção honrosa recebida no evento internacional pelos desempenhos do Projeto Seda.

Gisele Mendes parabenizou os pesquisadores envolvidos no projeto, que possui término previsto para este ano. Também estiverem presentes o diretor do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Luiz Carlos Gomes, e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão Rego.

A UEM obteve a menção "Entidad Co-Solicitante: Latino América Y el Caribe Proyecto Seda”, por contribuir com a redução da pobreza na América Latina e Caribe por meio da sericicultura com enfoque sustentável e agregação de valor local. A entidade coordenadora é o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti) da Argentina.

Além disso, atendeu a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles: erradicação da pobreza; igualdade de gênero; trabalho decente e crescimento econômico; ação contra a mudança global do clima; parceiras e meios de implementação.

Projeto Seda

Formado por grupos de pesquisas do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Equador e Cuba, com apoio de instituições da Itália e Portugal, inseridos no Programa de Cooperação Triangular (Adelante) e mantido com recursos da União Europeia, o projeto busca a melhoria da capacidade técnica e produtiva da sericultura entre os grupos da América Latina e Caribe.

Esta iniciativa visa a análise de expressão de genes que possibilitem prevenir doenças que afetam a criação do bicho-da-seda, assim como a melhora da produtividade de casulos e apoio aos sericicultores do Paraná, principal produtor do Brasil de casulos de qualidade. O grupo da UEM é constituído por professores que trabalham na área de genética molecular; melhoramento da produtividade sericícola; genética; química, biofísica e bioquímica.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)