DOD parceria Sec. Saúde

Ideia do projeto surgiu da necessidade de investigar o preocupante aumento nos casos de câncer de boca no Brasil

Nessa segunda-feira (16), o Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com a Secretaria de Saúde de Maringá, realizaram no bloco B-33, do câmpus sede, capacitação sobre prevenção de câncer bucal para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Maringá. Esta capacitação foi organizada e ministrada pela professora Vanessa Veltrini, da área de Patologia Bucal da UEM e pela sua orientada Bárbara Zanda Banki, do 5º ano do curso de Odontologia.

O evento contou com a colaboração de cirurgiões-dentistas dos Programas de Residência em Saúde Coletiva e da Família e em Gestão em Saúde Pública da UEM.

A acadêmica fez uma pesquisa, vinculada ao programa de bolsas de Iniciação científica, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi realizada em 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maringá, que avaliou o conhecimento das ACS sobre as causas e formas de prevenir o câncer bucal. Esta pesquisa tem a participação da gerente de saúde bucal do município, Deborah Espiridião Fioroni e da professora da área de saúde coletiva da UEM, Mitsue Fujimaki.

A ideia deste projeto surgiu da necessidade de investigar o preocupante aumento nos casos de câncer de boca no Brasil, apesar do maior acesso a informações, medicamentos, tratamentos e medidas preventivas, já conhecidos e ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados desta pesquisa apontaram lacunas no conhecimento dos ACS, gerando a necessidade de uma ação imediata para contornar esta situação.

Por este motivo, esta capacitação foi organizada, de modo a fortalecer os conhecimentos dos agentes, para que se sintam confiantes em suas atividades durante as visitas domiciliares, conscientizando os usuários do SUS sobre a importância da promoção de saúde e redução dos fatores de risco, que poderão levar à atenuação do número e da gravidade dos casos de câncer bucal na cidade.

Bárbara ressalta que "investir na prevenção de doenças é investir no futuro. Trabalhando em equipe, estamos transformando a qualidade de vida em Maringá. Como estudante de saúde, acredito firmemente em nosso impacto positivo ao realizarmos este trabalho. Estamos construindo um amanhã mais saudável para nossa comunidade."

Participaram da capacitação 147 ACSs que tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da pesquisa e conversar sobre as causas, o mecanismo de desenvolvimento do câncer, a importância do papel dos agentes na prevenção desta doença, a identificação de usuários em risco e a realização do autoexame. Muitas dúvidas foram esclarecidas sobre a temática e o evento foi considerado exitoso.