Cidadã Benemérita

Docente tem graduação em Engenharia Química e foi considerada uma das pesquisadoras mais influentes do mundo

A professora Rosângela Bergamasco, do Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o título de Cidadã Benemérita de Maringá em proposição apresentada pelo vereador Cristian Marcos Maia da Silva (PDT).

A homenagem, entregue no último dia 5 de outubro, foi concedida pela Câmera Municipal de Maringá, com a presença de amigos, familiares, autoridades e da vice-reitora da UEM, Gisele Mendes.

Bergamasco é graduada em Engenharia Química pela UEM, mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela possui pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Laval, localizada na cidade de Quebec, no Canadá, e realizou doutorado sanduíche na Université de Montpellier II, na França.

Com experiência na área de Engenharia Sanitária e Química, há mais de 30 anos vem desenvolvendo projetos de pesquisas que envolvem a área ambiental, tais como tratamento de efluentes, resíduos sólidos e tratamento para a obtenção de água potável. A professora do DEQ já orientou cerca de 332 alunos, publicou 293 artigos, 5 livros e 31 capítulos e 427 trabalhos em anais de congressos. Além disso, possui 55 projetos de pesquisas aprovados. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas para a remoção de contaminantes emergentes que estão presentes na água que a população consome.

Em 2022, Rosangela Bergamasco foi contemplada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como pesquisadora Nível 1A, posição que demonstra a alta capacidade de liderança científica tanto na sua instituição como no plano nacional, com contribuição significativa para o desenvolvimento no país. Ainda foi considerada uma das pesquisadoras mais influentes do mundo na área de ciências ambientais segundo dados divulgados pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Os dados são publicados anualmente pela editora Elsevier com base no Scopus, principal banco global de resumos e citações científicas.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)