UEM 5 estrelas 1

Curso de Zootecnia da instituição ficou em primeiro no ranking nacional da pesquisa, num rol de 113 avaliados

Seis cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a nota máxima 5, na modalidade presencial, no Guia da Faculdade Estadão 2023, elaborado pelo jornal “O Estado de São Paulo” em parceria com a startup Quero Educação. A premiação constitui a mais abrangente avaliação de titulações e modalidades disponíveis no ensino superior brasileiro.

Conquistaram a classificação 5 estrelas, pela UEM, os cursos de Zootecnia (bacharelado), Farmácia (bacharelado), Matemática (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Geografia (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).

Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade. Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

Segundo a organização do ranking, as instituições públicas reúnem 86% dos cursos 5 estrelas no Guia da Faculdade.

Mais uma vez o curso de Zootecnia da UEM ficou em primeiro no ranking nacional da pesquisa, num rol de 113 avaliados, a atingir 5 estrelas, o que equivale ao conceito de excelência. Para o coordenador da graduação, professor Leandro Castilha, “esse destaque é resultado de um conjunto de fatores que se somam para um objetivo comum. Além do corpo docente altamente qualificado, a estrutura de laboratórios, setores multifuncionais da fazenda e as entidades estudantis fortemente atuantes, contamos com atividades de parcerias interinstitucionais e cooperação internacional em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Castilha ressaltou ainda “que a presença do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ), que completou 30 anos recentemente, também colabora para a qualidade da graduação, uma vez que os grupos de pesquisa catalisam a formação sólida dos graduandos”. Na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do MEC, o PPZ manteve a nota 6 (máximo é 7), o que referendou seu nível de excelência.

Esse é o resultado de um coletivo comprometido, que mesmo diante de tantas adversidades enfrentadas, a UEM se reinventa diariamente, para dar o melhor ensino público, gratuito e de qualidade para seus alunos.