Lançamento Projeto Revitalização

Lançado nesta sexta-feira, o projeto pretende promover a revitalização de espaços de circulação e de convivência 

Galeria de Fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou hoje (27) o projeto "Revitalização do Câmpus Sede”. Ele é coordenado pela professora e diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Adriana Aparecida Pinto, e pelo presidente do Comitê Gestor Ambiental da UEM, professor Rodrigo Camilo. 

O projeto de extensão tem o objetivo de promover a revitalização de espaços de circulação e de convivência no câmpus sede da UEM, por meio de ações de paisagismo, requalificação de espaços e intervenções artísticas. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, presente na sessão de lançamento, parabenizou as autoridades envolvidas na elaboração dessa proposta.

O coordenador técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silvério da Silva, lembrou que este novo projeto de revitalização é a junção de dois outros pertencentes ao EPP e CCA. Adriana Pinto também compartilha a demanda de mão de obra necessária e os apoios que os câmpus regionais de Umuarama e Cidade Gaúcha promoverão nas ações. 

Além disso, a diretora do CCA reforçou que o ex-vice-reitor da UEM, Jacó Gimenes, que faleceu na manhã desta sexta-feira, era um entusiasta da ideia. “A gente precisa começar, as pessoas precisam desse engajamento”.

 

Participação da comunidade

A participação no projeto de extensão é aberta para toda comunidade interna e externa. Para se inscrever, basta preencher este formulário on-line para a identificação de interessados e os horários disponíveis.

Os voluntários participarão de uma capacitação. Os cursos oferecerão suportes para algumas atividades, como: 

  • Desenvolver conhecimentos e a capacidade de intervenções paisagísticas, visando o bem-estar da comunidade interna e externa a UEM; 
  • Desenvolver técnicas de jardinagem para compreenderem como lidar com cada tipo de planta em seu espaço mais adequado; 
  • Inserir o paisagismo como atividade de valorização social e do meio ambiente, aprendendo a arte e a técnica para planejar, criar e cuidar dos jardins públicos; 
  • Valorizar os espaços de circulação, áreas verdes e espaços de convivência, bem como a importância contato da comunidade com ambiente natural e construído;
  • Desenvolver conhecimentos sobre redução da emissão de gases do efeito estufa, mudanças climáticas, redução da poluição e melhoria da saúde da população.

O treinamento será realizado em parceria entre a UEM (com convites a professores do curso de Agronomia, Engenharia Ambiental e áreas correlatadas), o Viveiro Municipal, além de outras unidades administrativas.

 

Resolução

Este projeto foi elaborado em consonância com a Resolução no 033/2017-CEP, que aprovou o Regulamento para Desenvolvimento de Projetos de Extensão na UEM. A resolução determina que projetos desta natureza devem integrar ensino e pesquisa com demandas sociais, de modo a incentivar a formação de profissionais cidadãos e participativos no/do meio social, bem como promover a integração social.

A abordagem utilizada incorpora os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conjunto universal de metas pertencentes a Agenda 2030 elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em geral, os ODS trazem um apelo global a ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, bem como garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e prosperidade no convívio em sociedade.

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)