Motirô

Visa reconhecer iniciativas de universitários que contribuam para uma alimentação segura e sustentável

O “Motirô”, projeto de extensão da Enactus, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi um dos sete selecionados na categoria Tração, para a semifinal da 9ª Edição do Prêmio Alimentação em Foco, promovido pela Cargill em parceria com a Enactus Brasil.

Realizado anualmente, o prêmio visa reconhecer iniciativas de empreendedorismo comunitário de universitários que contribuam para uma alimentação segura, sustentável e acessível em comunidades distribuídas em diversas regiões do país. As iniciativas impactam comunidades direta e indiretamente, ligados às áreas de agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação.

Os projetos vencedores não apenas recebem financiamento de R$10.000 para o primeiro lugar e R$5.000 o segundo lugar, com intuito de impulsionar suas iniciativas, mas também têm a chance de se destacar nacionalmente e contribuir para um futuro mais promissor na área de alimentação.

A categoria Tração, a qual o Motirô foi selecionado, é dedicada a iniciativas que já alcançaram resultados de impacto, ou seja, os projetos se encontram nas fases de Impacto e Ignição, conforme a mesma trilha empreendedora.

O projeto, além de contar com o acompanhamento de mentores da Fundação para auxiliar nesse processo, trilha um caminho de aprendizado e trabalho até o evento nacional da Enactus Brasil, onde será revelado o grande campeão de cada categoria.

O Motirô é coordenado pelos professores, Leila da Costa e Álvaro Pais, e composto pela diretora de Projetos, Natalia Martins; a gerente do Projeto, Mariana Bento, e seus assessores: Gabriela Dorotea, Gabriel Braga, Janaina Jubainski e Vitor Figueiredo.

O resultado final vai sair em julho do ano que vem, e a premiação será junto com o evento nacional da Enactus Brasil, que ainda não tem data nem local definido.